Últimas de Estilo de vida

5 dicas para manter a maquiagem intacta mesmo nos dias mais quentes

Getty Images
Saiba como fazer a maquiagem durar mais no verão imagem: Getty Images

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Sol, suor e dias de praia e piscina são grandes vilões da pele. E para quem não abre mão da maquiagem no dia a dia da cidade, é ainda mais dramático deixar o rosto com um bom acabamento, sem rímel borrado ou testa brilhante. O UOL procurou especialistas para saber truques fáceis e produtos indispensáveis para quem quer um look impecável mesmo na temporada de verão. 

  • Prepare bem a pele

    Hidratar a pele é um passo indispensável para deixar o make no lugar. Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez e responsável pela beleza de Mariana Weickert, indica o primer. "O hidratante comum, dependendo da fórmula, vai fazer o fazer com que o make dure menos", diz o profissional. Juliana Rakoza, make-up artist do "Mais Você", da TV Globo, indica o uso do primer principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). "Quem tem tendência à oleosidade e poros abertos deve investir", diz. Além disso, pulverizar spray de água termal ao longo do dia no rosto ajuda a recuperar nutrientes e segurar o make.

  • Aposte nos produtos à prova d'água

    Os produtos à prova d'água resistem ao suor e são ótimos para peles muito oleosas. Juliana sugere apostar em base, lápis de olho e máscara para cílios nessa linha de itens.

  • Ou invista nas opções matte

    Se não encontrar versões à prova d'água, os especialistas indicam bases mais sequinhas ou de acabamento matte para que o make não derreta, segundo Elton. Sobre o corretivo e o blush, sempre opte pelas versões compactas. Para não ficar com as terríveis marcas escuras ao redor dos olhos, os maquiadores indicam a combinação entre sombras compactas e corretivo ou um primer específico para esta área. Sobre delineadores, as versões em gel são as que fixam melhor.

  • Não esqueça do pó

    A dica de ouro dos maquiadores é o uso de pó translúcido para segurar, principalmente, bases líquidas e cremosas. Ele evita aquele efeito de pele oleosa, com muito brilho, e "sela" qualquer make.

  • Boca do verão

    A primeira dica é cuidar dos lábios com um balm e na sequência usar um esfoliante apropriado para esta área. Importante: lembre-se de sempre tirar o excesso de hidratante antes de usar o batom, para durar mais. Num passo seguinte, um primer de lábios e o lápis de contorno ajudam a segurar o batom e evitam que ele borre. Para turbinar a duração, a dica é passar uma camada do batom e, por cima, dar batidinhas com uma esponja com pó facial translúcido. Por fim, aplicar mais batom. Os profissionais também indicam os batons com acabamento matte. Se não tiver este produto, a dica de Elton é usar o lápis de boca em todo o lábio e depois só aplicar um pouco de batom.

Topo