Últimas de Estilo de vida

7 dicas para o esmalte das unhas sobreviver às viagens de fim de ano

Carolina Maggi

Colaboração ao UOL, em São Paulo

Com o recesso no final do ano, muitas mulheres aproveitam a folga para viajar e descansar no tempo livre. Entretanto, apesar do desejo de passar esse período com as unhas intactas, a manutenção fica difícil.

Por isso, já no dia a dia é importante ter cuidado com unhas e cutículas a fim de que a área fique hidratada e ajude na hora de fixar melhor o esmalte. "Recomendo deixar um creme apropriado para mãos e unhas na bolsa, na gaveta do escritório ou no banheiro e passar sempre que lavar a mão. Unhas saudáveis são unhas com cutícula, uma proteção natural", indica a dermatologista Carla Vidal.

Além dos cuidados de rotina, o UOL conversou com outros profissionais que ensinam como manter as unhas bonitas por mais tempo: 

  • iStock Images

    Limpe a unha antes da manicure

    Antes de fazer a manicure, o ideal é que as unhas estejam limpas, sem nenhum resquício de esmalte ou cremes. "Qualquer resíduo na unha faz com que a base e o esmalte não tenham boa fixação", explica Isis Pacheco, técnica da Impala. Por isso, abuse do removedor de esmaltes.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Prefira o formato arredondado

    Quer evitar que o esmalte descasque? Prefira o formato arredondado das unhas. "As quadradas tendem a descascar com mais facilidade nas pontas. Além disso, esse tipo de unha é tendência", conta Ananda Bianchi, consultora de estilo do Cosmopolish Nail Bar.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Use lixas para polir a unha

    Polir a unha com lixa específica ajuda na fixação do esmalte. "Além de uniformizar, a polida também abre as escamas das unhas e faz com que a base penetre melhor", explica Beatriz del Barrio, manicure do salão Jacques Janine.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Base é essencial

    Muitas vezes, pela pressa, esquece-se de usar a base, mas, segundo Beatriz, o produto é muito importante para a maior durabilidade da manicure. "Ela ajuda a segurar o esmalte na unha", afirma. Além disso, o produto protege as unhas, de acordo com Isis Pacheco.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Aplique camadas finas de esmalte

    Segundo Ananda, camadas finas ajudam o esmalte a durar mais tempo na unha, já que a chance de descascar é menor. "E lembre-se que entre uma e outra camada é importante esperar o tempo de secagem", aconselha Isis. Evite também os produtos que já estão grossos, que saem com mais facilidade.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Use base de cobertura extra brilho

    A base de extra brilho, produto que deixa as unhas mais brilhantes, é um dos grandes responsáveis pela maior duração do esmalte. E usá-lo a seu favor é bem simples: "A dica é passar uma camada fina do produto todos os dias após o banho", afirma a dermatologista Mônica Aribi.

    Imagem: iStock Images

  • iStock Images

    Limpe o topo das unhas

    Muitas pessoas limpam o excesso de esmalte de base e da lateral das mãos, mas se esquecem do topo das unhas. O acúmulo de produto na região facilita o descascamento. "Com um palito recoberto por algodão na ponta embebido em removedor de esmaltes, limpe delicadamente a pontinha das unhas", ensina Beatriz.

    Imagem: iStock Images

Topo