Últimas de Estilo de vida

Cinco cuidados para dar um tempo no esmalte e ter unhas naturais bonitas

Getty Images

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Para ficarem bonitas, as unhas não precisam necessariamente de esmalte. Muitas vezes, o uso contínuo deste produto pode até enfraquecê-las. Porém, alguns cuidados são necessários para que o visual mais natural não fique com aspecto relaxado. O UOL procurou profissionais para saber como deixar as unhas sempre impecáveis.

  • Manter unhas bem lixadas

    O recomendado, segundo Nayra Fachinetti, responsável técnica do d-unhas, é não usar uma lixa muito grossa. "Ela pode modificar o formato da unha e causar rachaduras que, mesmo invisíveis, facilitam a quebra", diz. Eli Saraiva, manicure do MG Hair, indica lixar uma vez por semana ou quando sentir necessidade.

  • Nunca lixe a lâmina

    Eli alerta para que a lixa não seja utilizada na parte de cima das unhas (lâmina): "Isso enfraquece, descama o local e favorece a quebra", afirma. Para quem sofre com unhas com ondulações, a profissional indica as bases niveladoras e fortalecedoras encontradas facilmente no mercado.

  • Cuidar das cutículas

    No Brasil, ainda existe a cultura de tirar as cutículas. Segundo as profissionais, isso é um erro que pode custar caro à saúde e à beleza das unhas. O ideal é pedir que a manicure só empurre as cutículas e retire somente o excesso com um alicate. Para fazer isso em casa, amoleça as cutículas com água morna e hidratante.

  • Hidratação e nutrição

    Manter a área das unhas hidratada também é essencial. A Vitamina A e a pró-vitamina B presentes em cremes, manteigas, óleos e ceras voltados para as cutículas ajudam a manter a unha mais saudável. Eles podem ser aplicados diariamente para as superfícies mais secas e quebradiças, e em dias alternados para as normais. As bases também ajudam não só a nutrir, como proteger qualquer tipo de unha. "O ideal é passar a cada quatro dias", afirma Nayra.

  • Cuidado ao polir

    Quem tem o hábito de polir as unhas em casa ou na manicure deve redobrar a atenção. "Polimento em casa deve ser realizado sempre com o polidor mais fino. Quem tem problemas de ondulação pode polir uma vez por semana, com delicadeza. Para quem não tem qualquer problema, melhor evitar", diz Nayra. Eli indica o polimento só por manutenção e com indicação profissional: "Antes de fazer em casa, recomendo que procure uma manicure para saber o estado da unha e se ela resiste ao polimento, mesmo que leve. Se for o caso, polir a cada 15 dias", afirma.

Topo