Maquiagem

Como o make dos anos 80 pode ser adaptado para os dias de hoje

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Repleta de exageros --aqueles olhos ultramarcados, o blush nada básico e a boca com contorno de cor diferente do resto do lábio, tudo ao mesmo tempo--, a maquiagem da década de 80 está de volta, ainda que adaptada.

"Adoramos os anos 80 pela liberdade de criação sem medo de ser feliz. Hoje, o que ficou desse estilo é poder brincar com tudo ao mesmo tempo", diz a maquiadora Monique Couto. A cor está nos olhos e também na boca, além do blush mais saturado. "A produção não tem aquele aspecto de traços. É tudo mais leve e tudo se mistura", diz Porfírio Passos, maquiador Studio W Higienópolis. 

  • Reprodução/Pinterest/AFP

    Olhos

    Monique aposta na adaptação do look dos anos 80 ainda com peso nas sombras, mas tudo bem esfumado. Para a noite, é possível manter o make mais pesado, como na segunda foto, do desfile da grife Yves Saint Laurent para o Inverno 2016. Quer investir no olho para o dia? É só carregar menos e esfumar mais. A dica é usar pincéis mais fofos e macios, para a aplicação ficar leve e os traços menos marcados.

    Imagem: Reprodução/Pinterest/AFP

  • Reprodução/IMDB/Instagram

    Boca

    O vermelho com aspecto gloss é uma grande aposta para o Verão 2017. No entanto, ao contrário dos anos 80, "o contorno de lábios tem que ser da mesma cor que o batom e não mais escuro", diz Porfírio. Na foto, Grace Jones aposta na combinação de contorno, batom e gloss. A versão mais atual, como a da cantora Janelle Monáe, é o vermelhão com bastante gloss.

    Imagem: Reprodução/IMDB/Instagram

  • Reprodução/Instagram

    Blush

    Ao contrário de temporadas passadas em que o blush era o mais neutro possível, a pedida é apostar com mais força nas maçãs do rosto e dar uma "subidinha" da cor em direção às têmporas. Apesar da inspiração nos anos 80, não deve chegar ao aspecto "blush cartão" (bem mais marcado, feito em pinceladas retas, fortes e com cores fortes como rosa, vermelho e até azul), como na foto de Demi Moore.

    Imagem: Reprodução/Instagram

Topo