Últimas de Estilo de vida

Conheça as 5 cores de batons que estão em alta nesta temporada de inverno

iStock
Tons profundos de vinho, roxo, vermelho e marrom transmitem dramaticidade ao visual imagem: iStock

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

A boca bem delineada e marcada pede passagem na temporada de inverno. Nos lábios, isso se reflete em tons profundos de vinho, roxo, vermelho e marrom, que transmitem certa dramaticidade ao visual.

Para ficar em dia com as tendências da estação, o UOL Beleza conversou com os maquiadores Wildson Lopes, do Studio W, Chloé Gaya, do Jacques Janine, Gisele Muller, do Celebrity Hair, e Patricia Marques Monteiro, do Gilberto Cabeleireiros, todos de São Paulo, para eleger as cores que vão colocar sua boca como centro das atenções.

Veja, abaixo, a lista das nuances que não podem ficar em falta no seu nécessaire, segundo os profissionais.

  • iStock

    Marsala

    Essa é a cor da estação. Unanimidade entre os maquiadores consultados, esse tom de vermelho-amarronzado não precisou de muito para conquistar a preferência das brasileiras. "No inverno tendemos para as cores mais fechadas, como a marsala, que esteve presente nas passarelas internacionais e também foi usada pelas celebridades no tapete vermelho. Mas isso não significa que você não possa ou não deva usar outras cores", defende Gisele Mullher, maquiadora do Celebrity Hair, em Jundiaí, São Paulo.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Roxo, uva, berinjela e violeta

    Do mais claro e delicado ao mais intenso e dramático, os diversos tons de roxo também são a cara da temporada. Para acertar na hora de usar a cor, os lábios precisam estar bem cuidados. "No inverno a boca tende a ressecar mais, por isso os batons cremosos são muito bem-vindos. Se for optar por uma versão sem brilho e os lábios estiverem ressecados, o resultado será o de uma boca craquelada", afirma Wildson Lopes, do Studio W Alphaville, em São Paulo. A dica do profissional é esfoliar suavemente a região para deixá-la macia e aplicar um hidratante labial rico em ingredientes emolientes, como a manteiga de karité, antes de receber o produto final.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Vermelho queimado, vinho, burgundy e bordeaux

    Cores inspiradas em tendências internacionais entram e saem dos catálogos, mas alguns tons são eternos. É o caso do vinho, um clássico do inverno e que aparece em nuances como o burgundy e o bordeaux. "O segredo para uma boa aplicação é fazer um contorno dos lábios com um lápis de cor próxima ao do batom escolhido, caprichando na região do "v" central e nos cantos da boca. Depois, é só preencher com o batom usando um pincel macio", ensina Chloé Gaya, maquiadora do Jacques Janine, em São Paulo. Segundo ela, as versões líquidas com acabamento matte estão em alta, mas requerem cuidados com o acabamento, caso escorram ou borrem. "Nesse caso, use um pincel fino com um pouco de base ou corretivo e vá carimbando ao redor dos lábios para corrigir as imperfeições e garantir um contorno perfeito", recomenda.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Magenta, cereja e framboesa

    A feminilidade dos tons intensos de rosa, que beiram o vermelho, também dão o ar de sua graça nos dias frios. Elas iluminam o rosto, trazendo intensidade e vibração para a maquiagem, além de transmitir jovialidade. "As mulheres hoje se permitem muito mais em relação aos batons fortes e vibrantes. Antes não se tinha tanta variedade de cores, tipos e texturas e, atualmente, elas estão se divertindo com a maquiagem. Mesmo assim, é importante ter estilo e atitude para usá-las", diz Chloé Gaya.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Nude com fundo acinzentado

    O clássico nude não fica de fora dos preferidos da temporada e surge com um pouco mais de pigmentação. Os tons usados por Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves), em "Babilônia", e por Soraya (Letícia Spiller) em "I Love Paraisópolis" são exemplos de batons opacos com fundo marrom/acinzentado. Mesmo sendo clarinhos, é importante investir no acabamento. "Novelas e tudo o que é usado pelos famosos são determinantes para criar tendências e no universo da beleza isso não é diferente", comenta Patricia Marques Monteiro, maquiadora do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo.

    Imagem: iStock

Topo