Beleza

De Safadão a Tamiel, cabelo longo para homens exige cuidados e bom corte

Divulgação
Wesley Safadão é um dos famosos adeptos do cabelo comprido imagem: Divulgação

Danilo Gonçalves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Wesley Safadão chama atenção por uma característica marcante de seu visual: o cabelo longo, bem liso, com nuca raspada. "Veio de uma promessa que minha mãe fez quando adoeci na infância. Melhorei, cresci, mas continuei usando o cabelo grande", conta ao UOL, jurando não gastar tanto tempo na frente do espelho. "Minha equipe me puxa as orelhas para hidratar porque, por mim, é só lavar e dar uma escovada para prender."

Ele revela que anda pensando em cortar os fios e tem analisado alguns modelos, mas admite ainda ter dúvidas quanto à ação da tesoura.

A edição desse ano do BBB também teve seu representante cabeludo, o agrônomo e professor de ecologia Tamiel Lobson. Assim como Safadão, não chegou a demonstrar grandes preocupações diárias com os fios longos e, durante o programa, ainda revelou ser adepto do look “desde sempre”. “Só cortei quando passei no vestibular. Cortei, não, cortaram!", disse ele no reality show.

Por mais que Safadão e o próprio Tomiel sejam um pouco displicentes, é importante ter em mente que a partir do momento em que o cabelo começa a atingir de 10 a 15 centímetros, os fios precisam de tratamentos mais fortes. "É necessário aumentar os cuidados”, explica Wanderley Nunes. “Os cabelos compridos merecem muita hidratação e aparos nas pontas com mais frequência.”

1.Quero deixar o cabelo crescer
Aos homens de cabelo curto que querem aderir ao longo, paciência é parte integrante do processo. Alimentação à base de óleos vegetais, cereais integrais, verduras, por exemplo, também ajuda tanto a acelerar o crescimento quanto a fortalecer os fios.

Para que o cabelo tenha um caimento proporcional ao rosto, o stylist AJ Medeiros indica que "a cada três meses, em média, o homem deve cortar os fios para que tenham um caimento proporcional ao seu rosto e estilo". Aparando as pontas, eles ficam mais fortes para crescer.

2.Todos os tipos de cabelo têm potencial de crescimento
Os diversos tipos de cabelo crescem de formas diferentes. Os lisos sempre terão mais facilidade de crescer no sentido dos ombros, pois têm caimento. Já os ondulados devem ser tratados de forma mais "descuidada" para que o próprio volume valorize o rosto.

Os cacheados, por sua vez, vão precisar de mais produtos (na maioria, cremes) para crescer com naturalidade. Para os cabelos crespos, entre as opções, está o estiloso black power, sem esquecer das tranças e dos dreads. "O que manda no cabelo mais liso é a base, já no enrolado [e todos "não-lisos"], é a forma", explica Wanderley Nunes.

"Quando deixamos o nosso cabelo crescer, estamos dizendo o quanto ser quem somos é lindo", resume, em tom de militância, o rapper Rico Dalasam, que também atuou como cabeleireiro por sete anos na adolescência. "Nosso cabelo gosta de óleo de amêndoa, de coco, que são elementos essenciais para a luminosidade", diz. 

3.Cortes e penteados para os longos
Cada homem vai se adaptar ao penteado, corte e acessório que vai (ou não) usar. O coque samurai, que virou febre na ala masculina mundo afora, depende do estilo que o homem que vai desfilar por aí. "O cabelo precisa ser quase nos ombros [15 centímetros de comprimento ou mais] para que fique preso de forma correta", explica Wanderley Nunes.

AJ Medeiros comenta que, além do famoso coque, outra tendência para homens de cabelos longos são as tranças que funcionam bem em todos os tipos e volumes de cabelos, basta ter comprimento para entrelaçar os fios. "Hoje em dia com a globalização, os padrões mudaram, já a atitude tomou a frente do próprio estilo", enfatiza.
 
4.Xampu, condicionador e produtos
O homem que sempre teve cabelo curto pode imaginar que tê-lo comprido é apenas uma questão de comprimento. Também é, claro, mas não só isso. O cabelo comprido exige um cuidado maior com a limpeza, pois quanto mais longo for, maiores são as chances de estar desidratado, uma vez que está mais exposto a fatores externos.

Para manter os fios limpos e maleáveis, primeiramente, é necessário observar a oleosidade do cabelo. Quanto mais oleoso, mais ele deve ser lavado, sempre com xampu adequado ao tipo. O condicionador deve ser usado logo após e a quantidade também depende da característica dos fios --os mais secos vão precisar de uma quantidade maior que os mais oleosos. 

Cabelos dos famosos para se inspirar

  • Reprodução/Instagram

    Jared Leto

    Look muito desejado, o cabelo do ator favorece o estilo natural valorizado pelo efeito de movimentos desencontrados. Essa forma sempre foi uma tendência masculina, mas hoje em dia o estilo é muito usado por mulheres também.

    Imagem: Reprodução/Instagram

  • Reproução/Instagram

    Bernardo Velasco

    Essa tendência de corte com rabo de cavalo, como o do ator, é para um estilo mais casual. Agora o coque samurai toma uma proporção mais baixa na cabeça e o efeito do corte desconectado valoriza a forma do rosto e do estilo.

    Imagem: Reproução/Instagram

  • Reprodução/Instagram

    Dave Grohl

    O cabelo longo como o do roqueiro está muito em alta, porém a franja precisa ser desconectada, figurando como a protagonista do corte. Por ser bem liso, indica-se repicar para criar um certo movimento.

    Imagem: Reprodução/Instagram

  • Reprodução/Instagram

    Brad Pitt

    Fios médios e lisos, como os do astro, causam uma impressão sofisticada. O tamanho médio exige um pouco mais de cuidados em relação ao formato desejado.

    Imagem: Reprodução/Instagram

  • Reprodução/Instagram

    Rav

    Ótimo conceito de movimento, mas o estilo exige um corte para valorizar os padrões do rosto, técnica conhecida como visagismo.

    Imagem: Reprodução/Instagram

Topo