Beleza

Esfoliante caseiro de açúcar renova a pele e diminui oleosidade

iStock
Esfoliação ajuda a eliminar as células mortas da superfície e a desobstruir os poros imagem: iStock

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, de São Paulo

O método da esfoliação é responsável pela renovação da pele. Além de eliminar as células mortas da superfície, também desobstrui os poros. As receitas mais práticas que levam açúcar livram a região de impurezas e ainda hidratam.

Consultado pelo UOL, o time de profissionais composto pela dermatologista Thais Pepe, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pela cosmetóloga e esteticista Lia Mezzomo, da Esmell Leblon, localizada no Rio de Janeiro, por Eliandre Palermo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), pelas dermatos dos famosos Karla Assed e Juliana Piquet, que atendem separadamente no Rio de Janeiro, dá as principais dicas para apostar no ingrediente como item de beleza.

Primeiros cuidados
Quem usa cosméticos diariamente acaba ficando com os poros obstruídos, por isso é sempre importante o hábito de lavar o rosto com frequência, utilizando um sabonete indicado. Após esse processo, o açúcar pode entrar em ação para uma limpeza mais profunda, tendo como resultado, inclusive, uma pele mais uniforme e macia --além a aplicação eficaz de um hidratante ou anti-rugas, uma vez que a esfoliação ajuda na melhor absorção desses produtos.

A misturinha caseira é fácil e vale a praticidade, já que o resultado aparece poucos minutos depois. Basta adicionar outros ingredientes aliados na receita, de acordo com a necessidade.

Quando e como fazer?
O açúcar mascavo é a opção mais natural e menos agressiva. Ele facilita na absorção de nutrientes importantes para manter a aparência e deixar a pele também mais brilhante e suave. No entanto, vale o alerta: “quem sofre com manchas ou acne não é indicado aplicar nenhuma receita caseira sem antes consultar um especialista, elas podem conter algum ingrediente não indicado para o tipo de pele”, alerta Eliandre.

Para aplicar corretamente a esfoliação com açúcar, basta fazer movimentos circulares e suaves com a mistura. Mas nunca force os ingredientes, pois existe o risco de lesionar a região, uma vez que açúcar e outros produtos naturais não possuem uniformidade em seus grânulos. O tratamento é indicado uma vez por semana.

Evita espinhas?
Para prevenir o aparecimento de espinhas é fundamental controlar a oleosidade da pele por meio da higienização adequada. “Sozinha a esfoliação não resolve o problema de excesso de oleosidade. Mas ajuda ao remover células mortas, impurezas e preparar a pele para receber cosméticos e outros tipos necessários de tratamento”, diz Lia.

Riscos
Os principais riscos da esfoliação caseira são: irritação pelos ingredientes usados, além de alergia, sensibilização e esfoliação excessiva, que podem levar tanto ao ressecamento quanto à oleosidade rebote. “Outro risco é que a falta de conservantes nos produtos das receitas caseiras pode permitir o crescimento de bactérias, por isso não é legal armazenar esse tipo de preparação para usar no futuro, use imediatamente”, alerta a dermatologista Juliana Piquet.

A seguir, três receitas para conquistar uma pele suave:

Receitas de esfoliante caseiro com açúcar

  • Esfoliante para todos os tipos de pele

    2 colheres (sopa) de mel (se estiver açucarado amornar no micro-ondas);
    2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
    1 colher (sopa) de aveia em flocos finos;
    2 colheres (sopa) de iogurte natural. Outra opção é trocar o iogurte por mamão amassado, porque a papaína tem ação esfoliante. Já em peles muito secas, pode-se colocar também o abacate no lugar do iogurte para agregar uma ação emoliente através dos óleos naturais da fruta.

    Como aplicar: esfoliar suavemente com movimentos circulares, deixe agir por até dez minutos e enxágue.

    Fonte: Eliandre Palermo, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

  • Esfoliante com hidratante corporal

    5 colheres (sopa) de açúcar cristal;
    Creme hidratante corporal;

    Como aplicar: junte o açúcar em quantidade de hidratante suficiente para fazer uma pasta. Espalhe no corpo todo massageando com muita leveza e enxágue em seguida.

    Fonte: Lia Mezzomo, cosmetóloga e esteticista da Esmell Leblon, localizada no Rio de Janeiro

  • Esfoliante com sabonete facial

    1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
    1 colher (sopa) de mel;
    Sabonete líquido facial;

    Como aplicar: misture os ingredientes com sabonete líquido indicado para o tipo específico de pele. Massageie com movimentos suaves e circulares, principalmente no nariz e queixo. Enxágue em seguida.

    Fonte: Lia Mezzomo, cosmetóloga e esteticista da Esmell Leblon, localizada no Rio de Janeiro

Topo