Beleza

Especialistas ensinam como manter o cabelo saudável no verão

Thinkstock

Cecília Pabst

Em colaboração para o UOL, de São Paulo

É durante as altas temperaturas que os cabelos costumam dar mais trabalho. Para fugir do calor, vale investir em um corte curto e mais prático. Mas, se a ideia não é mudar o visual, é preciso lançar mão de tratamentos para proteger os fios contra o ressecamento. O UOL consultou especialistas e reuniu dicas preciosas para você manter o look saudável ao longo do verão. 

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Secador e prancha pedem moderação

    Usar secador ou prancha diariamente leva ao ressecamento da fibra capilar, principalmente quando utilizados com o cabelo molhado. "A umidade faz com que os fios desidratem quando entram em contato com a alta temperatura", diz Renata Souza, sócia-proprietária do SPA Dios, em São Paulo. O ideal é secar bem o cabelo com uma toalha, para só depois usar o equipamento. Mantenha uma distância de 15 centímetros dos fios, e em temperatura mínima ou média. Para prancha e babyliss, aplique antes um protetor térmico. "A falta de hidratação e a forma de secar por tração ajudam a quebrar o fio", explica Marcelo Brito, cabeleireiro do salão Studio Tez, em São Paulo.

    Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

  • Thinkstock

    Evite pontas duplas e fios quebradiços

    As pontas duplas se formam quando os fios perdem parte de sua massa e ficam frágeis. "Para evitá-las, mantenha os cabelos hidratados, reduza o uso de secador, exposição ao sol sem proteção, banhos de mar e piscina e reponha os nutrientes", ensina Renata. Para evitar fios quebradiços, é importante não prender e nem dormir com o cabelo molhado. Se fizer um rabo de cavalo, solte algumas voltas do elástico antes de puxá-lo de uma só vez e prefira também acessórios revestidos de tecido, pois deslizam melhor e não agridem tanto. "Aumentar o intervalo de procedimentos químicos, como reflexos ou luzes, usar pente e escova adequados, hidratar os fios e fazer a manutenção do corte também são importantes", lembra Marcelo Brito.

    Imagem: Thinkstock

  • Thinkstock

    Manutenção do corte

    Vale cortar, pelo menos as pontas, a cada três meses, para manter a saúde do fio. "Elas ficam muito ressecadas e, como o couro cabeludo manda todos os nutrientes da fibra, a fim de recuperá-las, acaba acontecendo uma defasagem de nutrientes na raiz. Isso faz com que o cabelo cresça menos e tenha menos força", explica Brito.

    Imagem: Thinkstock

  • Thinkstock

    Coloração

    O verão costuma servir de inspiração para cabelos claros. Por isso, cuidados básicos, como hidratação, proteção térmica e blindagem antes do processo de clareamento, são fundamentais para obter um resultado seguro. "A blindagem é a aplicação de uma série de nutrientes e queratina antes da descoloração que ajuda a reduzir o risco de ressecamento e danos. Além disso, os fios ficam bem hidratados antes e durante as sessões de descoloração, mechas ou alisamentos", destaca Brito. É indicado fazer uma manutenção de nutrição a cada vinte dias, pois assim não só a estrutura do fio estará preservada, como também a coloração e as mechas.

    Imagem: Thinkstock

  • Shutterstock

    Cuidado redobrado

    A temporada mais quente do ano ainda pede outros cuidados especiais para evitar que o calor deixe os cabelos secos e opacos. Um item indispensável é o protetor solar para os fios, mas existem outros produtos eficientes e fáceis de usar, como xampu anti-resíduos e condicionador leave-in. "Se passar muito tempo no sol, use um chapéu e lave os fios com água doce assim que sair da praia ou da piscina", aconselha Rodrigo Cintra, cabeleireiro no salão Studio W e no programa "Esquadrão da Moda", do SBT. É legal também tentar fazer uma hidratação profunda em casa, pelo menos uma vez por semana.

    Imagem: Shutterstock

Topo