Beleza

Leitoras de cara lavada explicam por que decidiram viver sem maquiagem

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Deixar de usar maquiagem não significa parar de cuidar da aparência. Abandonar o nécessaire cheio de itens clássicos como delineador, batom e rímel fica fácil quando a vontade de manter hábitos diários de beleza mais naturais é maior. A seguir, veja a história de seis mulheres que preferem sair de casa com a cara limpa e fresca. 

  • Arquivo pessoal

    "Fico feliz com a pele limpa"

    "A única coisa que passo no rosto no dia a dia e não abro mão é o protetor solar. Sou branquela e tenho algumas sardas. Por estar chegando nos trinta, me preocupo com manchas na pele. Nunca fui de usar maquiagem, a única coisa que já usei foi blush ou rímel. Às vezes, quando vou sair para uma festa, passo um batom. Acho que desencanei porque a minha rotina é muito corrida. Sem contar que, por usar lentes de contato, a maquiagem começou a irritar meus olhos. Eu fico mesmo é feliz com a pele limpinha e fresca, sem nada obstruindo os poros" (Sofia Rousseaux, 28)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Rafael Paixão/Divulgação

    "Tenho preguiça"

    "Sempre que posso, não uso para trabalhar, nem em reuniões, nem saindo com amigos. Tenho preguiça e também não curto muito a aparência que fica. Na verdade, eu nunca fui de usar maquiagem, tenho amigos maquiadores que sempre fazem testes no meu rosto ou querem sempre me maquiar, mas acabo não me reconhecendo 'montada'. Acredito que por nunca ter usado maquiagem as pessoas não me estranham quando estou sem e sim quando uso" (Adriana Marto, 28)

    Imagem: Rafael Paixão/Divulgação

  • Arquivo pessoal

    "Nunca tive o costume de usar"

    "Eu não uso no dia a dia porque prefiro cuidar da minha pele mantendo uma rotina de limpeza, hidratação e protetor solar. A pele fica mil vezes melhor e a maquiagem é dispensável. Eu nunca tive o costume de usar, fui ter olheiras um pouco mais velha, mal tive espinhas. Por desde pequena observar minha mãe e minhas avós cuidando da pele, comecei a fazer o mesmo logo cedo. O que eu só não consigo dispensar quando uso maquiagem é um delineador e um corretivo leve, afinal não é sempre que conseguimos dormir oito horas por dia" (Sarah Queiroz, 21)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Gal Oppido/Divulgação

    "Desacostumei"

    "É muito raro usar maquiagem. Hoje em dia só uso para fotografia. Quando eu era adolescente quis muito usar, mas era morena e nenhuma maquiagem ficava bem em mim, então desacostumei. Hoje em dia sei que posso encontrar tons de maquiagem próximos da minha pele, mas não tenho paciência. Se passo base me sinto como se tivesse massa corrida no rosto. Se passo sombra ou delineador é certo que vou coçar o olho e borrar tudo. Se passo batom, logo bebo alguma coisa e deixo a marca no copo" (Mariana Martins, 57)

    Imagem: Gal Oppido/Divulgação

  • Fábio Piva/Divulgação

    "Priorizei minhas noites de sono"

    "Sempre gostei do natural e orgânico. A maquiagem me traz uma sensação de máscara sobre a pele. Das poucas vezes que usei, quando fui tirar com demaquilante, o algodão saía tão sujo que dava a impressão que a maquiagem mais sujava minha pele do que favorecia. Trabalhei mais de dez anos no mercado de varejo de moda e eu tinha que estar com cara de 'disposta'. Então comecei a relaxar e cuidar mais das minhas noites de sono. Logo vieram as criticas, mas o alívio na minha pele era notável. Às vezes uso um batom e um rímel. De resto é água gelada, um leite de rosa, um sol de vez em quando" (Manoela Gonçalves, 32)

    Imagem: Fábio Piva/Divulgação

  • Arquivo pessoal

    "Não combina comigo"

    "Eu praticamente nunca uso maquiagem, somente se tenho um evento mais formal. Para saídas rotineiras, estou sempre sem. Uma vez ou outra quando estou muito inspirada, uso batom ou máscara de cílios e com isto já me sinto mega maquiada. Embora eu ache bem legal quem está sempre produzida, com o passar dos anos fui percebendo que a maquiagem não combina comigo e fui deixando de usar aos poucos. Antes, pelo menos, um batom eu tinha que passar, mas hoje já o troquei por um hidratante labial. Gosto de mim ao natural, acho que tem mais a ver comigo" (Adriana Carneiro, 50)

    Imagem: Arquivo pessoal

Topo