Beleza

Maquiagem rápida apaga as olheiras no pós-Carnaval; aprenda a fazer

Carol Salles

Colaboração para o UOL, de São Paulo

As causas das olheiras são variadas e vão desde a falta de sono até o excesso de álcool, sal e cigarro.  O resultado, no entanto, é sempre o mesmo: ar de cansaço e falta de brilho no olhar. Felizmente, pequenas atitudes podem ajudar a amenizar essa aparência. "Compressas geladas de chá de camomila ajudam, mas o efeito é temporário", diz a dermatologista Carla Bortoloto, de São Paulo, membro da American Academy of Dermatology (AAD).

Casos mais graves, de olheiras fundas ou persistentes, podem ser resolvidos em consultórios dermatológicos, com tratamentos à base de laser, luz intensa pulsada ou cremes manipulados. Mas, para uma solução a jato, nada melhor do que uma boa maquiagem. Veja, abaixo, o passo a passo para esconder olheiras de maneira rápida, ensinado pelo maquiador Roosevelt Vanini, do C. Kamura, em São Paulo.

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Histórico

    A relações-públicas Tatiana Fanti, de São Paulo, que serviu de modelo para as fotos, luta há anos para amenizar o escurecimento na região abaixo dos olhos. "Já fiz laser e gostei muito do resultado. Hoje, uso um creme manipulado, receitado pela minha dermatologista, duas vezes por dia. Além disso, tento dormir cedo e tomo muita água", conta.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Aplique corretivo colorido

    É preciso perder o medo do cosmético se quiser dar um fim às olheiras. O de cor amarela neutraliza o tom arroxeado. Já o salmão ou laranja funciona bem para as olheiras amarronzadas. Na foto, Tatiana usou um corretivo alaranjado. O truque evita que a olheira fique acinzentada com o corretivo cor de pele. A dica é aplicar depois da base, usando um pincel pequeno, sem sair da área da olheira.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Aplique corretivo cor de pele

    Só agora saque seu corretivo regular. Ele deve ser um tom mais claro que a base. Deposite-o com um pincel sobre a olheira. "Peles maduras podem usar corretivos mais emolientes, para evitar que as linhas de expressão fiquem marcadas", explica o maquiador. Outra dica é ir aplicando aos poucos e aumentar a quantidade apenas em caso de necessidade.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Espalhe o corretivo muito bem

    Depois de aplicá-lo com o pincel, use o dedo anelar para dar batidinhas rápidas e suaves em toda a região em torno dos olhos. Isso ajuda a uniformizar o produto, além de aumentar a fixação. Evite os movimentos de vai e vem com o dedo, sob o risco de remover o corretivo. "Aproveite o restinho de produto que ficar nos dedos e aplique também no contorno do nariz, em direção às têmporas", recomenda Roosevelt.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Sele o make com pó translúcido

    Aplique-o com uma esponjinha, com batidinhas suaves, sobre a região dos olhos. Se preferir, dobre a esponja ao meio, para diminuir seu diâmetro e facilitar a aplicação nas áreas menores. "Evite o pó comum, com cor, pois ele tira o brilho da região e pode comprometer o resultado final da maquiagem feita para apagar a olheira", diz o maquiador.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

  • Rodrigo Niemeyer/UOL

    Resultado satisfatório

    Olheiras cobertas e disfarçadas? Então, é hora de finalizar o make. Roosevelt recomenda usar máscara marrom, mais leve que a preta. Capriche na sobrancelha, para tirar o foco da região abaixo dos olhos. "Para isso, pincele sombra marrom sobre os fios", diz. Por fim, vale lembrar que blush e batom iluminam a face e dão a impressão de olheiras mais suaves.

    Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

Topo