Cabelos

Mulheres que abandonaram o xampu contam o que mudou na rotina de beleza

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Cacheadas, lisas, com fios descoloridos, secos ou oleosos: muitas mulheres estão abrindo mão do xampu na hora de cuidar do cabelo. As alternativas são variadas: "co-wash", mel, bicarbonato e até ovo já fazem parte do dia a dia de quem fugiu dos produtos tradicionais para dar mais beleza e saúde aos fios. O UOL conversou com seis pessoas que não só escolheram opções mais naturais, como defendem com paixão essas novas técnicas.

  • Arquivo pessoal

    Paula Franchi, 28 anos

    "Sempre usei xampus comuns e lavava o cabelo todos os dias --às vezes duas vezes por dia-- e em poucas horas a minha franja já estava oleosa. Há mais ou menos três meses fui para o bicarbonato, depois para o xampu em barra (que durava pouco) e voltei para a primeira técnica. Com o método mais natural do bicarbonato, sinto meu cabelo limpo por mais tempo e o aroma do condicionador (sem pabenos e sulfatos) já garante um perfume agradável e duradouro."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Fabiana Wan, 18 anos

    "Eu parei de usar xampu em fevereiro de 2015. Depois de muitos experimentos, hoje o que mais curto usar é a farinha de centeio misturada com água, que nutre os fios e os deixa brilhantes e soltinhos. Antes disso, ja tentei usar de tudo: mel, ovo e bicarbonato de sódio. A minha única regra é: se você não pode comer, não coloque no seu cabelo. Acredito que a pele absorve todas as coisas que entram em contato. O que mais gostei nessa mudança foi a liberdade de viajar e não precisar dos milhares de frascos de plástico, de não precisar lavar todos os dias. Nos fios, a mudança que senti foi o aumento de cachos. Tenho a impressão que meu cabelo se 'libertou'."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Monique da Silva Ribeiro, 33 anos

    "Eu não uso xampu há quase dois anos. Lavo o cabelo fazendo 'co-wash' (com condicionador sem silicone), a cada três ou quatro dias. Antes eu sentia o cabelo muito ressecado e, por causa do descolorante, estava perdendo os cachos. Agora meu cabelo está mais cacheado, mais hidratado, com ótimo crescimento e mais brilhante."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Keyse Costa, 23 anos

    "Deixei de usar definitivamente em 2014. Antes disso, vivia na escova e chapinha, e era quase impossível abolir o xampu devido ao acúmulo de sujeira pelos dias sem lavar. De certa forma foi mais um incentivo para assumir de vez os cachos. No início, lavava com condicionador mesmo, fazia algumas misturinhas para hidratar (abacate, mel e algum creme de hidratação) e lavava diariamente. Através de blogs e grupos conheci produtos maravilhosos, como o bicarbonato de sódio, que faz a limpeza dos fios sem ressecar, e o vinagre de maçã. A diferença é gritante, basta olhar para o cabelo."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Juliana Santos, 20 anos

    "Parei de usar xampu há cerca de quatro meses e hoje uso água de aveia, chás e condicionadores sem silicones e derivados de petróleo. Antes usava xampus comuns, com sulfatos fortes e sempre senti que eles agrediam e ressecavam ainda mais meu cabelo. Agora tenho um cabelo com brilho e maciez, que achava ser impossível depois de passar por várias descolorações."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Alinne Cleri, 22 anos

    "Há um ano usava xampus sulfatados normais, depois passei para xampus com agentes de limpeza leves ('low-poo'). Hoje faço 'co-wash' com o condicionador aquoso. Meu tipo de cabelo, o crespo, precisa de algo que preserve a oleosidade natural, as cutículas, os lipídios e as cadeias de queratina porque ele é naturalmente frágil. Notei melhora na hidratação, textura suave, menos embaraço e consequentemente menos quebra, couro cabeludo e crescimento saudável por causa das massagens que o 'co-wash' necessita."

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Natália Abrahão, 34 anos

    "Parei de usar xampu há dois meses e hoje uso os famosos 'co-wash'. O velho e clássico Yamasterol é um exemplo. Antes usava xampus de marcas importadas e de preços elevados. Com a nova rotina de beleza, a queda dos fios diminuiu demais e meu cabelo também está mais hidratado. Assim, os cachos que não tinham tanta definição se formam com mais facilidade".

    Imagem: Arquivo pessoal

Topo