Beleza

Não sabe qual batom usar? Veja 10 dicas para ficar bem com qualquer cor

Jotapê Pabst/UOL
Veja dicas fáceis para usar qualquer cor de batom imagem: Jotapê Pabst/UOL

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, em São Paulo

É natural ficar insegura na hora de arriscar uma nova cor de batom, mas para eliminar dúvidas, o UOL conversou com três maquiadores que deram dicas simples para resolver situação sem pesar a maquiagem e sem rotular se é para dia ou para noite. A seguir, veja como harmonizar as cores e texturas mais populares.

  • Jotapê Pabst/UOL

    Tom pastel com delineador gatinho é eficaz

    Para os tons que sugerem uma certa infantilidade, Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C, prefere compor com olho esfumado ou delineador gatinho, duas opções que conseguem deixar o resultado final mais interessante. "Funciona esfumar em preto, marrom ou berinjela, fica bem chique e dá força para compor uma maquiagem mais adulta. O delineador clássico é legal, mas o gatinho dá um efeito retrô ainda mais poderoso", diz.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Cores intensas são o centro da produção

    Use o efeito dos intensos a seu favor: o legal é parecer que não se esforçou demais. Por isso, não precisa perder tempo fazendo côncavo, contorno, e nem aplicar cílios postiços. "O batom escuro já destaca os lábios e deixa um ar de mulher contemporânea. Não se preocupe em reforçar os olhos, mas deixe o rosto sempre bem hidratado e saudável", garante Fabiana. Para Giuliano Rezende, maquiador do salão Marcos Proença, de São Paulo, a "regra" certeira dos anos 90 --que veio em contraponto aos anos 80, quando toda maquiagem era exagerada--, é uma boa saída: destaque os olhos ou a boca, nunca os dois ao mesmo tempo. "Uma forte tendência atualmente é combinar um vinho intenso com delineador bem fino para uma maquiagem de diva, sem pesar", indica Fabiana.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Nude: o nude que fica nude no seu tom de pele

    Tons nude são descomplicados, pois a chance de dar errado é baixa, já que não pesa a maquiagem. "Gosto de brincar com sombras coloridas como verde, azul e rosa, e o delineador também pode ser mais gráfico, maior ou colorido. Indico na mesma composição um blush marcadinho de ar de saúde, bem clássico, diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. Para Juliana Rakoza, maquiadora do quadro "Você Mais Poderosa", do programa "Mais Você", da TV Globo, para um resultado neutro é melhor ir com calma. "Vale só destacar os olhos com sombra preta, caprichar no rímel e manter os lábios apagados".

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Brilho molhado vai bem com pele matte

    Os batons de efeito molhado ou combinados com gloss, pedem sombra e blush opacos, que ajudam a equilibrar a maquiagem. "Prepare a pele para que fique mais sequinha e trabalhe com sombras de acabamentos foscos. Fuja de tudo o que é brilhante demais, para ficar menos conceitual. O brilho funciona muito bem nas passarelas, mas na vida real é outra história", diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. Já Giuliano Gomes, maquiador do Salão Marcos Proença, de São Paulo, faz um alerta: "batom, sombra e blush de efeito molhado, juntos, não funcionam. Tome cuidado com o excesso, para não ficar com aquela cara de 'acabei de comer uma fritura'".

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom matte é ideal para compor com pele glossy

    O batom com efeito matte, bem sequinho, oferece cores sólidas como roxo, laranja, vermelho e outras ainda mais divertidas, como verde e azul. "Se a boca é bem matte o resto da maquiagem pode ganhar efeito hidratado ou molhado tanto na sombra como no blush ou, se quiser, nos dois", sugere a maquiadora Juliana Rakoza que explica, ainda, como potencializar o efeito: "para hidratar a pele use água termal em todo o rosto".

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom cremoso pede controle do brilho natural da pele

    As opções cremosas normalmente oferecem um brilho acetinado. "Prefiro contrapor texturas e deixar algumas partes da maquiagem mais opacas, e não trabalhar com mais brilho. Quando preparar a pele, um cuidado mínimo já é o bastante: controlar o brilho natural da zona 'T', para não deixar a impressão de rosto oleoso", explica Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC. Nos olhos, não é preciso perder muito tempo, aplique camadas generosas de rímel para completar. "Para os batons escuros eu amo fazer delineado e muita máscara de cílios, ou até mesmo aplicar cílios postiços. Para os mais claros eu capricho nos olhos e pronto", diz Juliana.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom vermelho: atenção na escolha da textura e na técnica de aplicação

    Você sabia que essa história de o batom vermelho "sempre borrar" está ligado ao tipo de textura escolhida? Vermelhos cremosos se movimentam mais do que uma opção matte, por exemplo. No entanto, o borrão também pode ser resultado da técnica de aplicação. "Às vezes, o batom foi aplicado de forma assimétrica e parece que está borrado, mas na verdade, está torto. É preciso ter certeza de que a boca está proporcional, então corrija com lápis de boca antes. O primer para lábios também ajuda a segurar", diz Fabiana. Se necessário, corrija depois com base e corretivo. "Delineador e boca vermelha compõe super bem, faça um olho bem esfumado marrom com o canto interno para completar um visual clássico", sugere Juliana.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom preto de "gótica suave", pode?

    Para Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, o batom preto precisa de cuidados especiais. "Para não ficar com 'boca de cemitério' tente manter a pele bem iluminada e leve, não é legal usar nada muito opaco", diz. Giuliano Rezende, maquiador do salão Marcos Proença, de São Paulo, não é fã da cor, mas lembra que o mais importante é mesmo acertar na aplicação do batom. "Use primer labial, base ou corretivo, e um lápis para delinear antes de passar o preto. Nos olhos saia com, no máximo, algumas camadas de rímel nos cílios, para deixar o visual balanceado". Já Juliana deixa o aviso: "se errar, ao invés de corrigir com base ou corretivo, use o demaquilante, para não deixar a área ao redor dos lábios toda cinza", diz.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom metalizado é difícil de usar, mas funciona em composições neutras

    Os batons de efeito metalizado como os dourados e prateados são bons exemplos de cores que funcionam bem nas passarelas, mas é difícil de acertar para o dia a dia. "Penso na elegância da maquiagem, tomo cuidado para não ficar futurista demais. Prefiro manter o visual todo neutro e, se o metalizado for mais escuro, uma boa ideia é aplicar somente rímel e pronto. Já nas cores mais quentes, é possível brincar com blush, mas melhor se ele tiver uma textura opaca e completar só com delineador fininho e rímel bem marcado", diz Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

  • Jotapê Pabst/UOL

    Batom matte é ideal para compor com pele glossy

    Antes de escolher uma cor muito marcante de batom, veja se o resto da produção é adequado, para evitar poluição visual. Composições de roupa muito coloridas harmonizam com batons clássicos como o vermelho ou nude. Já roupas sem estampa, com pouca informação, vão bem com tons ousados, para destacar o batom. "Não importa a cor do batom em relação à época do ano, acredito que esse conceito é passado, mas é importante ver se o penteado e a roupa não estão escandalosos demais antes de escolher uma cor mais exótica", diz Fabiana. Se quiser seguir uma linha segura, Rezende acredita que a preparação da pele é mais importante. "Vale dosar pele matte para o inverno e deixar blush e sombra de efeito mais molhadinho para o verão", diz.

    Imagem: Jotapê Pabst/UOL

Topo