Pele

Nécessaire de verão: veja o que usar de acordo com o tipo de pele

Danilo Borges/Corpo a Corpo
Número de vezes que se deve lavar o rosto depende do tipo de pele imagem: Danilo Borges/Corpo a Corpo

Colaboração para o UOL

 

Veja, a seguir, o que os dermatologistas recomendam que as mulheres tenham na nécessaire para o verão, de acordo com o tipo de pele. Leia também a reportagem completa com dicas de nécessaires para homens, crianças e adolescentes.

Pele seca

Sabonete
A limpeza deve ser feita duas vezes por dia, de manhã e à noite, antes de dormir. Como a pele é seca, é fundamental que o produto tenha também função hidratante, do contrário a pele poderá ficar ressecada demais.

Filtro solar
Mesmo para a pele seca, nesta época do ano o melhor é usar um filtro do tipo loção, menos cremoso e mais fluido. Deve ser aplicado todos os dias pela manhã e reaplicado a cada duas horas, no máximo. Filtro solar hoje é o primeiro passo para um tratamento regular.

Hidratante
No rosto é recomendado um creme para aplicar sempre após a limpeza, para potencializar a hidratação. No corpo, é bom não deixar de aplicar um hidratante todo dia, para evitar o ressecamento e dar brilho à pele, que tende a ficar opaca depois dos banhos na praia (sal) ou piscina (cloro).

Pele Oleosa

Sabonete
É imprescindível um gel para lavar o rosto de manhã e à noite. É bom evitar lavar mais de duas vezes para não correr o risco de aumentar a oleosidade, já que quando se lava demais a pele, retira-se a proteção superficial e ocorre um estímulo das glândulas sebáceas, que como mecanismo de defesa, acabam produzindo sebo além do normal.

Filtro solar
A premissa para este tipo de cútis é que o produto não contenha óleo na fórmula. Além disso, a consistência precisa ser leve e de fácil absorção para deixar a pele bem sequinha – o maior desafio das oleosas.  

Hidratante
O do rosto precisa ser bem fluido, isto é, que espalhe fácil e não deixe a pele ficar sebosa. Um fator de proteção solar baixo (FPS 15) é importante também, pois protege quem vai passar o dia em ambiente interno e pode ser usado à noite sem parecer pesado. O hidratante do corpo deve restabelecer o equilíbrio da pele. Além de hidratar, é ideal que tenha ação calmante, o que é ótimo para depois do sol.

Pele Normal

Sabonete
É melhor que seja neutro, para não alterar o pH da pele que é normal. Sua função é apenas tirar os produtos acumulados ao longo do dia e da noite e as impurezas.  

Filtro solar
É bom que seja de consistência fina, fácil de espalhar e com absorção rápida. Pode ter pigmento da cor da pele para quem quiser substituir a base por ele, o que é bom. No tempo quente quanto menos produtos se usar, melhor. Isso traz mais frescor e evita o risco da maquiagem escorrer.

Hidratante
A pele normal aceita bem a consistência de creme. Melhor ainda se tiver ação anti-sinais, firmadora e nutritiva.

Topo