Maquiagem

Aplicação correta da maquiagem pode render anos a menos para quem já passou dos 40

Patrícia Araújo/UOL
Rita Tessarini, 46, mostra como a aplicação correta da maquiagem e a valorização de produtos de liquídos e leves ajudam a amenizar as rugas e marcas de expressão imagem: Patrícia Araújo/UOL

MANUELA BIZ

Colaboração para o UOL

Depois de certa idade, não há mais como evitar: as marquinhas de expressão vão aparecer. E com elas também surgem várias dúvidas de maquiagem e a principal delas é a preparação da pele – passo indispensável em qualquer idade! É importante saber que aqui, erros e acertos podem virar anos a mais ou a menos na aparência.

Convidamos o maquiador Evandro Ângelo, de São Paulo, para ensinar a maneira ideal de maquiar a pele para uma mulher de verdade, Rita Tessarini, de 46. “Menos é mais tem que ser a primeira regra”, diz Evandro. Então, nada de tentar esconder marcas e manchas com maquiagem carregada, isso apenas ressalta ainda mais os vincos. Então, jogue fora qualquer resto de pancake ou base cremosa que tem por aí, e vamos ao passo a passo elaborado por Evandro.

Antes de tudo, limpe bem a pele com um tônico ideal para o seu tipo de pele. Isso ajuda a diminuir o diâmetro dos poros, tirar o brilho e deixar a pele mais uniforme. Evandro indica os da marca Kiehl’s. Aplique um hidratante leve em todo o rosto. Além de trazer viço a um rosto cansado, ele tem duas funções importantes: suavizar as linhas de expressão que ficam mais evidentes quando a pele está ressecada, e evitar que a maquiagem seja absorvida excessivamente causando acúmulo.

Aposte em um primer! Aqui nós usamos o Top Secrets Flash, da YSL. O produto elimina o brilho da oleosidade, diminui os poros e, por algum tempo, dá à pele um toque aveludado. Se achar necessário, aplique também um creme de efeito tensor imediato apenas na região dos olhos. Dê leve batidinhas de dedo para espalhar o produto. O melhor é fazer tudo isso e esperar dois minutinhos antes de começar a se maquiar.

Na hora do corretivo, opte por um produto com textura cremosa, e não muito seca, que vai camuflar bem sem acumular nos vincos. Se quiser investir um pouco mais, procure produtos com tecnologia High Definition que reflete a luz de uma maneira diferente disfarçando imperfeições. Este da foto é da Kryolan. Use primeiro um de tom rosado em toda a região das olheiras e depois cubra com um de tom próximo ao da sua pele.

A sua base deve ser líquida e bem fluída para que não marque os vincos, mas ter boa cobertura para esconder manchinhas. Aplique-a do centro para fora, e nunca vá em direção contrária às marquinhas de expressão. Na hora do pó-compacto, concentre-se apenas em tirar o brilho da zona T e da região das bochechas e do queixo. Não use o produto perto dos olhos para não revelar as linhas. Outra boa dica é apostar em produtos opacos e translúcidos, pois partículas cintilantes ressaltam qualquer imperfeição.

O brilho deve vir no iluminador. Use o produto abaixo do arco da sobrancelha. Essa é a melhor maneira de levantar o olhar. Finalize a maquiagem da pele com um blush de cor suave. Use um pincel chanfrado e faça movimentos para cima, da maçã do rosto em direção às têmporas. Isso é um truque certeiro para dar um efeito de lifting no rosto.

Topo