Beleza

Olhos esfumados: sai o preto e entra o marrom curinga e tons mais vivos como verde e berinjela

Patrícia Araújo/UOL
Maquiagem criada por Lú Ramos com olhos esfumados com sombra marrom, um curinga que substitui bem o clássico preto imagem: Patrícia Araújo/UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

Não tem como negar que o olhão preto esfumado é um clássico. E justamente por isso é sempre bom lançar um olhar novo ao que é tradicional. Para começar, o primeiro passo é substituir o preto pelo marrom, que é um curinga para as mulheres e pode ter vários tons como caramelo, capuccino e café. "As nuances de marrom valorizam o tom da pele, dos olhos, do cabelo. Bem mais que o preto", acredita o maquiador Lú Ramos, do salão JJ Cabeleireiros, de São Paulo. Para ousar, vale arriscar tons de berinjela ou verde, seguindo a mesma linha de sombra esfumada em cima e embaixo dos olhos, marcando bem o olhar.

De acordo com Lú Ramos, no inverno a sombra marrom esfumada pode ser um pouco mais intensa, com preto marcando os cantos externos. Outra opção é misturar no mesmo make uma sombra berinjela, por exemplo, para descontrair. "Tem um estilo esfumado para cada gosto. Pode-se fazer o olho marcado com toda a gama de terrosos, dourado, bronze, ferrugem e também com todas as texturas como nacarados, foscos, metálicos e pigmentos intensos", diz o maquiador. Seja qual for a cor e a textura, o que não pode faltar nesse estilo de make é máscara para cílios – a ordem é usar camadas e camadas, sem dó. Para completar, boca nude e maçãs levemente marcadas. "É melhor evitar marcar tudo – maçã, boca e olhos – para não cair no caricato, aquele estilo olhão, bocão e blush forte", alerta Lú Ramos. "A boca bem leve, ressalta o olhar e deixa o make mais feminino", conclui.

Topo