Cabelos

Cabeleireiro das globais revela os segredos dos tons que fazem bonito no inverno

Divulgação/AgNews
Inspire-se nas madeixas de Juliana Paes, Giovanna Lancelotti, Paola Oliveira e Yasmin Brunet para conseguir o tom ideal para seus cabelos imagem: Divulgação/AgNews

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

Todo ano quando a estação do frio chega é impossível resistir e não renovar a cor dos cabelos. Mudar o tom, fazer mechas para dar um "up" no visual ou simplesmente dar aquele banho de brilho com um tonalizante da cor natural dos fios – vale tudo para ficar com a cara do inverno. E quase sempre as referências são os desfiles de moda daqui e de fora e os cabelos das celebridades. É inevitável seguir esses estilos. No entanto, ir ao salão para fazer a transformação é uma atitude que vai muito além da vontade de estar na moda. “Exige bom senso. Muitas clientes pedem a cor de uma atriz ou de alguém que está em evidência, mas nem sempre é possível porque não vai ter harmonia com o tom de pele ou com a cor natural dos cabelos”, avisa o cabeleireiro e visagista Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.

Para não errar, o segredo é alterar o tom sempre dentro da nuance da cor original dos cabelos. Seguindo essa regrinha, geralmente o resultado fica sofisticado. Mas, claro, a cada temporada as tendências surgem e tem sempre um estilo que predomina. Segundo Tiago, mechas e reflexos suaves um pouco mais claros que o tom original deixam os fios escuros modernos. Morenas monocromáticas, castanhas escuras e com a cor mais estática (chapada) ganham vida com a técnica do "ombré" – um esfumado em degradé, que pode ir de 2 a 5 tons mais claros em direção às pontas. “É bem sutil, só para dar um reflexo, muito leve e natural. E tem mais uma vantagem: rejuvenesce”. Fazer mechas sutis (sem ser marcadas) abrindo em degradé sombreado, dentro das nuances da cor do fio original, vale também para as loiras e ruivas – essa é a técnica do momento. Além dessa regra, as loiras têm mais uma opção a favor delas, é a nuance lavanda (sim, lilás), que segue as tendências das passarelas dos últimos desfiles internacionais, onde a cor predominou nas roupas. “É indicado somente para as loiras e que tenham pele bem clara. Os fios recebem um banho de brilho lavanda que produz um efeito de fundo lilás, mas só cai bem para cabelos curtos e mais finos. É perfeito para as mais moderninhas, com um estilo alternativo, que não têm medo de ousar”, sugere Tiago. 

O profissional comenta o estilo de cabelo de famosas morenas e loiras que mantêm a cor de suas madeixas em seu salão: Juliana Paes, Carol Castro, Giovanna Lancelotti, Paola Oliveira, Leandra Leal e Yasmin Brunet. 

Topo