Beleza

Maquiador do Miss Universo dá cinco dicas para criar um visual duradouro e natural

Andre Penner/AP
A angolana Leila Lopes, 25, a Miss Universo 2011, recebe a coroa da mexicana Ximena Navarrete: ambas têm maquiagem com foco nos olhos imagem: Andre Penner/AP

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

Fazer uma bela maquiagem depende de coisas simples, que qualquer mulher pode fazer: a escolha certa das cores, o uso do pincel correto, da base adequada para o tipo de pele, e ainda não deixar de usar um "primer" (pré-base). Além desses, outros dois fatores, mais simples ainda, completam a lista de regras, para que nada dê errado na maquiagem: lavar bem o rosto e hidratar a pele antes de começar a se pintar.

As dicas são do maquiador americano Dominic Cruz – diretor de educação e treinamento da Kryolan, marca oficial do concurso Miss Universo – que exerce a profissão há 32 anos e nesse evento coordenou uma equipe de 14 maquiadores, conferindo pessoalmente cada uma das misses para ver se a maquiagem estava de acordo com o padrão de qualidade e beleza estabelecidos. A seguir, Dominic salienta alguns detalhes que envolvem as técnicas de maquiagem.

UOL Estilo: Qual o truque para produzir uma maquiagem que chama atenção à distância e não fica exagerada de perto?

Dominic Cruz: O segredo de toda e qualquer maquiagem é a base, que deve ser impecável e cumprir o seu papel: disfarçar completamente todas as imperfeições da pele e dar um tom uniforme. O primeiro passo é estar com a pele limpa, o segundo é hidratar (o ideal é aplicar o hidratante com um pincel de base). Se essas duas etapas não forem feitas corretamente, isso vai comprometer o resultado final. Inclusive, além da pele, os pincéis também devem estar muito bem limpos para não ter resíduos de maquiagens anteriores. Outro fator importante: nunca utilizar a mão para aplicar a base, sempre um pincel. E o pincel correto é aquele chato, com a ponta arredondada. Seguindo essas premissas podemos garantir a mesma qualidade da maquiagem em mulheres do mundo inteiro, já que trabalhamos com estilos e tipos de pele muito diferentes, por conta da etnia. Os produtos com tecnologia high definition (HD), como é o caso dos utilizados nesses eventos, são bons, mas se não tomar esses cuidados básicos, eles perdem o efeito.

UOL Estilo: Algum truque sobre fixação e durabilidade? Como as misses ficam tanto tempo com a maquiagem impecável sob holofotes e durante horas? Existe algum segredo de fixação? Como é possível adaptar essa técnica da durabilidade para a vida real em eventos mais longos como, por exemplo, casamento, formatura, balada, festas?

Dominic Cruz: Para mencionar um fator de durabilidade e fixação eu diria que é o "primer". Comprovadamente é um produto que faz a maquiagem aderir à pele e durar mais. Em relação à maquiagem ideal para eventos longos, acho que depende do tipo de pele. Quem tem pele oleosa deve usar produtos livres de óleo para não deixar a pele pesada. Quem tem uma pele mais ressecada pode e deve lançar mão dos produtos mais cremosos, muitos deles contém mais óleo, pois essa característica vai até auxiliar na hidratação. O "primer" é útil inclusive para isso, ele neutraliza, equilibra água e óleo na pele. Mesmo que a pele seja oleosa, se a mulher usar um "primer" e quiser, pode usar uma base cremosa sem pesar tanto. Uma pele limpa e hidratada também favorece a durabilidade e fixação dos produtos utilizados na maquiagem.

UOL Estilo: É comum as mulheres resolverem inovar em ocasiões especiais. Tem alguma dica para não errar quando o evento é muito importante?

Dominic Cruz:  Tudo vai depender do bom senso. Você pode até usar uma sombra azul, bem viva, desde que seja na proporção certa, sem marcar demasiadamente os olhos. Explico: não se pode olhar para o rosto e ver só os olhos, só os lábios ou só as maçãs. É preciso enxergar o conjunto. Se ao terminar de se maquiar você se olhar no espelho e tiver alguma região que chama mais a atenção é porque a maquiagem ficou carregada nessa área e vale a pena dar uma reduzida nesse efeito. O instinto é um bom aliado nessas horas. Basta observar as cenas da vida: pessoas bonitas e bem maquiadas têm um visual proporcional. A beleza está no equilíbrio.

UOL Estilo: Vale a pena investir em produtos cremosos ou em pó? Ou na mistura entre eles – tanto para acabamento, quanto para durabilidade?

Dominic Cruz:  Volto a dizer, o melhor investimento é a limpeza da pele e o hidratante. Deve-se lavar o rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite, e usar o hidratante adequado para a necessidade da pele. E atenção: não vale nada fazer isso esporadicamente, é preciso fazer regularmente, esse tipo de cuidado deve ser diário, um hábito. Para completar, a grande estrela de uma maquiagem, como já foi dito, é o "primer". Se os produtos são cremosos ou em pó não importa tanto, isso tem mais a ver com a preferência da pessoa, com conforto sensorial.

UOL Estilo: Existe algum truque para fazer um olho esfumado sem erro? É indicado fazer com preto? Ou com marrom? O que vale mais para mulheres comuns?

Dominic Cruz: Depende da cor da pele, do cabelo e da idade. Loiras devem sempre optar por cores mais claras (qualquer uma, desde que seja mais suave) e as morenas ficam bem com tons mais escuros, como o grafite e o marrom, as ruivas combinam com um marrom mais quente, avermelhado. As negras mais escuras podem usar tons quentes como vermelho, amarelo ou dourado; as negras mais claras ficam bem com cores mais frias, como rosa, violeta e roxo. Mas isso não é regra, pode ser que um dourado fique bom para uma negra clara. Conheço negras, bem negras, que ficam bem com tons frios. Depois de definida a cor da sombra, tudo vai depender do equilíbrio para esfumar, vale a pena ir testando as combinações, também não há regra. Em relação à idade, o segredo é a quantidade: mulheres mais velhas devem adotar o “menos é mais”. Quando se é jovem é possível arriscar mais, testar misturas e cores, mas à medida que envelhecemos, essas possibilidades podem comprometer em vez de favorecer.

Topo