Maquiagem

Maquiadores ensinam a disfarçar manchas de sol, de acne e de gravidez sem Photoshop

Fabiano Cerchiari/UOL
A gestora financeira Cláudia Queiroz sem maquiagem e com manchas e depois, já maquiada e com a pele uniforme imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

ALINE DINI

Colaboração para o UOL

Maquiar uma pele manchada, seja ela por sol, acne ou gravidez, requer alguns cuidados. O principal deles é evitar que a marca fique ainda mais escura. “O melhor jeito de prevenir o chamado efeito rebote é cobrindo todo o rosto com um corretivo cremoso do mesmo tom da sua pele, ou então, aplicando apenas sobre a mancha um corretivo com pigmento específico, caso do roxo e do amarelo, que neutralizam a cor marrom, ou do verde, que camufla o vermelho”, ensina o maquiador Jonathan Martins, do Studio Theo de Sousa, em São Paulo.

Para isso, você pode utilizar um pincel próprio e passá-lo sempre de baixo para cima, deixando o produto um pouco mais concentrado sobre a mancha. Agora, se ela for pequena, dá para espalhar o corretivo com a ponta do dedo indicador, dando leves batidinhas sobre a marca. “Como os produtos utilizados para corrigir manchas devem ser cremosos e densos, vale a pena espalhar antes do corretivo um primer. Além de facilitar a aplicação do corretivo e da base, o produto hidrata a pele e corrige outras imperfeições, como poros dilatados e linhas finas”, ensina o maquiador David Bernardino, do salão Visage Coiffeur, no Rio de Janeiro.

  • A gestora financeira Cláudia Queiroz, 38, tem a pele marcada por melasmas, que são essas manchas acastanhadas, largas e irregulares desencadeadas pelo sol

Era uma vez uma mancha

Independentemente do problema ter sido provocado por alterações hormonais da gravidez, radiação ultravioleta ou espinhas, a base fluida ou translúcida precisa ser substituída pela líquida ou cremosa. É importante também que seja aplicada do jeito certo para não criar um efeito de massa corrida. Nesse caso, comece pelo centro do rosto e vá em direção às laterais com movimentos circulares. “O meu truque é misturar no dorso da mão duas gotas de base do mesmo tom da pele com uma gota de hidratante facial e aplicar em todo o rosto. Depois, dando leves batidinhas com uma esponja macia, retiro o excesso de produto, tiro as marcas do pincel e retoco as orelhas e a divisa da testa com o cabelo”, conta o maquiador Jonathan Martins.

O quarto e último passo para a sua mancha desaparecer – pelo mesmo temporariamente – envolve o pó compacto (de novo, do mesmo tom da sua pele). Segundo os especialistas, ele tem a função de uniformizar o rosto e deixá-lo com aspecto aveludado e de bem cuidado. “Passe primeiro na testa, no nariz e no queixo, a famosa zona T, e, depois, nas laterais e no contorno do rosto. Só não há necessidade de aplicar nas bochechas, pois lá é o lugar do blush”, completa David Bernardino.

Topo