Beleza

Cabeleireiro de Deborah Secco ensina três penteados de festa para fazer em até 30 minutos

Patrícia Araújo/UOL
Com alguma habilidade, grampos e spray de fixação é possível fazer penteados em casa gastando pouco tempo imagem: Patrícia Araújo/UOL

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

A agenda social dessa época, cheia de festas e confraternizações, exige um visual impecável, mas nem toda mulher tem tempo e paciência para passar horas diante do espelho. Portanto, a ordem é tornar o ritual de se arrumar o mais prático possível. Sendo assim, para deixar essa complicada missão um pouco mais simples, UOL Estilo convidou o cabeleireiro de celebridades como Flávia Alessandra, Deborah Secco e Gabriela Duarte, o expert Marcos Proença, de São Paulo, para fazer três penteados que não demoram mais de 30 minutos para produzir. Mas antes de qualquer coisa, Proença destaca um ponto essencial. "O mais importante é respeitar o estilo próprio. Para quem não gosta de usar penteados, mas reconhece que eles trazem glamour à produção, é possível fazer bonito com o cabelo semi-preso, por exemplo, isto é, quase solto. É feminino, fica diferente, e a mulher não precisa ir contra a sua natureza", recomenda.

Marcos Proença ensina truques importantes para fazer um penteado em casa

-- Faça um "teste de penteado" antes do dia da festa. Testando antes é possível ver o grau de dificuldade, criar mais de um estilo, saber quando tempo demora, fazer adaptações de acordo com o efeito que se quer produzir, experimentar assessórios, ver se vai se sentir bem, enfim é mais seguro.
-- Lave os cabelos um dia antes da festa. Além de ganhar tempo para se arrumar na hora, o cabelo fica com uma textura diferente, mais favorável ao penteado. Os fios no dia em que são lavados ficam mais “moles”, já no dia seguinte ficam mais encorpados, estruturados, o que é perfeito para os penteados.
-- Se você tem a raiz oleosa, experimente lavar somente o topo da cabeça ou a franja, no dia do penteado, para não precisar lavar a cabeça toda e deixar os fios menos encorpados.
-- O spray de fixação (pode ser também mousse ou cera em pó) é importantíssimo para fixar o penteado. Não economize com esse produto, pois ele é a única maneira de garantir que o cabelo vai durar a noite toda, caso contrário, se colocar pouco, o penteado vai desmanchar durante a festa.
-- Mais importante do que as tendências de moda é respeitar o estilo pessoal, nem sempre o que está na moda cai bem para um determinado tipo de cabelo e até de personalidade. O cabelo de uma celebridade em uma foto pode ficar completamente diferente, dependendo do caimento, portanto é mais um motivo para testar antes. O importante é a inspiração, é ter uma ideia do que se deseja e decidir se vai ser liso, cacheado, totalmente preso, semi-preso e a partir daí fazer alguns testes.

 

Topo