Beleza

Beleza negra: conheça os tons de sombra que valorizam o olhar

Patricia Araujo
O tom de sombra mais adequado às negras vai depender do tom da pele de cada uma. ?Nas peles quentes caem muito bem as nuances de marrom, bege, roxo avermelhado, rosa, violeta e os dourados e alaranjados. Já nas peles mais frias, os tons esverdeados, azulados, roxos azulados e prata ficam muito bonitos?, sugere Eliodorio imagem: Patricia Araujo

ISABELA LEAL

Do UOL, em São Paulo

Embora muitas vezes escolher a cor da sombra seja um dilema, esse é um dos aspectos mais democráticos da maquiagem. “Vale tudo, mas sempre com equilíbrio e bom senso”, enfatiza o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo. Sim, não há regras, mas alguns truques ajudam a resolver o impasse da escolha da cor ideal para a pele negra.

O primeiro passo é saber se o tom de pele é frio ou quente, para isso basta aplicar um hidratante no rosto e ficar embaixo da luz de um elevador. A iluminação, que combina lâmpadas fluorescentes com incandescentes, tem o mesmo efeito da luz do sol, o que assegura uma visão real. “Sob essa luz é só observar se os reflexos da pele são dourados ou avermelhados, que significa quente; ou prateados com uma nuance esverdeada, que é a pele fria”, explica o maquiador.

Feito isso é mais fácil optar pela sombra certa. Veja a seguir dicas preciosas para produzir um olhar iluminado.

Paleta de cores

“Nas peles quentes caem muito bem as nuances de marrom, bege, roxo avermelhado, rosa, violeta e os dourados e alaranjados. Já nas peles mais frias, os tons esverdeados, azulados, roxos azulados e prata ficam muito bonitos”, sugere Eliodorio. Mas o maquiador faz questão de enfatizar que essa sugestão não impede que uma negra de pele fria use dourado ou marrom. “A maquiagem é muito democrática, o mais importante é se sentir bem, investir na cor que cai bem, que traz conforto e segurança, sem regras.”

Olho vivo

Outro aspecto importante é a intensidade da cor da sombra. Alguns tons devem ser usados sem medo. “O rosa claro é um exemplo clássico. Existe uma teoria de que essa cor não aparece na pele negra. Se for para usar rosa, que seja um tom vivo, mais forte; rosa claro vai esbranquiçar sem iluminar”, diz o maquiador. Esta dica vale para as nuances mais claras como coral, pêssego e violeta, cores que só caem bem se forem mais intensas.

Base dourada

Independentemente da cor escolhida para a maquiagem dos olhos e se o tom de pele é frio ou quente, vale preparar a pálpebra superior com uma sombra cremosa dourada. “Tudo que se coloca sobre esse fundo dourado vai dar um resultado harmonioso, iluminado. Além disso, a sombra cremosa hidrata, favorecendo o espalhar do produto e a fixação das sombras que vêm na sequência”, diz o expert em pele negra.

O poder do brilho

“As sombras cintilantes e nacaradas ficam harmônicas com o dourado natural das negras brasileiras. O brilho destes produtos aparece até mais do que em uma pele clara, e o resultado fica lindo”, diz Wilson Eliodorio, que recomenda sombras cintilantes, de qualquer cor.

 

Topo