Tendências de beleza

Saiba escolher o esmalte ideal para cada situação e entre na moda

Getty Images
Duquesa Kate Middleton é adepta do esmalte nude em eventos reais e festas imagem: Getty Images

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

O esmalte se consolidou como acessório fashion e é impossível sair de casa sem ele. São centenas de novidades a cada temporada, mas é preciso diferenciar as cores que caem bem em uma festa e aquelas que combinam melhor com o ambiente corporativo, por exemplo. A ideia é manter as unhas sempre em dia e abusar da moda em qualquer ocasião. Então, vale usar o bom senso na escolha do vidrinho para não transmitir uma mensagem equivocada.

Quem trabalha em escritórios tradicionais ou na área da saúde devem escolher tons clarinhos e nudes, além de manter as unhas curtas. “No primeiro caso, ainda há opção de vinho, marrom e até cinza fechado, para as mulheres sérias mais ousadas”, aconselha Taís dos Reis, instrutora de manicures da Academia Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro. Segundo Priscila, grande parte das clientes voltam ao salão no fim de semana para esmaltar as unhas com cores mais descontraídas e empurrar as cutículas para permanecer com as pontas dos dedos sempre em dia, já que hoje elas são parte importante do visual.

“O que está em alta para as baladeiras são os metalizados. Os escuros estão entre os mais pedidos”, conta Priscila, manicure do salão L’Officiel, em São Paulo. Roxos, verdes, laranjas e azuis também têm entrada VIP na noite. Porém, se você vai a um evento formal, os marrons e rosas antigos são a pedida, principalmente para as mais discretas. “Um bom vermelho em tom fechado é clássico e bem chique, mas para quem não tem medo de chamar a atenção”, completa Taís.

Se for para a praia, evite os branquinhos, que ficam craquelados e amarelados. Os tons naturais, como rosados e alaranjados, não amarelam e denunciam menos quando descascam. No mais, viagem é diversão, então se jogue nos tons abertos e alegres, principalmente se você mantém a sobriedade nos dias úteis. A praticidade também é essencial em viagens. “Para manter as unhas impecáveis longe de casa, aplique uma base fortalecedora por baixo para dar mais aderência e um extrabrilho por cima, para evitar que fique fosco.

Topo