Beleza

Escolha do perfume é atrelada à personalidade; descubra em qual estilo você se encaixa

Thinkstock
A escolha do perfume é uma das formas de expressão de personalidade da mulher imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

Básica, romântica, sensual, moderna, descolada. Toda mulher, dependendo do momento, pode ter um traço dessas características, mas uma delas é a que predomina na sua personalidade. E é esse estilo dominante – que aparece no modo de se vestir, na maquiagem, nas nossas escolhas e atitudes – que faz, entre outras coisas, cada uma de nós se sentir atraída por uma fragrância e não por outra.

Para explicar os detalhes desse instinto que nos faz gostar tanto de uma determinada fragrância, UOL Beleza convidou a perfumista Carmita Magalhães, da Firmenich, uma das maiores empresas de criações olfativas do mundo. A seguir, a especialista descreve cada um dos estilos femininos mais comuns – romântica, casual, sensual, moderna e exótica – que inspiram o seu trabalho e relaciona algumas notas olfativas que mais agradam a cada um deles. Veja com qual você se identifica e na próxima compra, invista sem medo de errar.

ROMÂNTICA

É aquela mulher feminina, delicada, geralmente mais conservadora, que trabalha muito tempo no mesmo lugar, seus namoros também são longos e os amigos, eternos. Ela gosta de conforto, é caseira, por isso preza a beleza e o bem-estar da sua casa. Quando tem filhos é uma mãe muito dedicada, e, por fim, é apaixonada por filmes, livros e lugares bonitos, inspiradores.

Notas de sua preferência: Ela gosta dos perfumes do passado que foram modernizados. As fragrâncias discretas lhe agradam muito, assim como o floral sofisticado com toques verdes frescos e de flor do campo. Seu preferido é um cheiro mais clássico e delicado, com bastante frescor. A família olfativa floral é caracterizada por aromas naturais de flores como lavanda, jasmim, peônia, rosa, flor de laranjeira, flor de violeta, cravo, flor de lis, além de notas marinhas e de especiarias, como o cravo-da-índia.

CASUAL

De um modo geral é uma mulher que pratica atividade física, tem uma vida agitada, agenda cheia, três jornadas (trabalho/ casa/ filhos) e precisa fazer diversas coisas ao mesmo tempo para dar conta de tudo. Mas vive intensamente e preza seus momentos de prazer, assim como seu descanso e seu conforto. Para ela, não existe a possibilidade de usar uma roupa só porque é bonita, conforto está em primeiro lugar.

Notas de sua preferência: Como ela gosta de usar o perfume várias vezes ao dia, a fragrância deve ser dinâmica, fresca, leve. Essa mulher é atraída por notas frescas, como as cítricas (limão, laranja, tangerina, bergamota, mandarina), mescladas à flor de laranjeira, lírio do vale, neroli e petitgrain; e ainda as cítricas aromáticas (tomilho, alecrim, estragão, erva-doce e anis). As notas frutais como damasco, framboesa, lichia, maçã e pera também lhe agradam, assim como a pimenta rosa. Em resumo, sua fragrância preferida deve ser “simples e chique” na construção olfativa, como os florais frescos e os cítricos.

SENSUAL

A sensualidade, em todas as formas de expressão, é muito importante para essa mulher, que é ligada em sensações. Seu instinto sensitivo e emocional, quase sempre a leva a agir mais com o coração. Os prazeres da vida, para ela, estão em primeiro lugar – como viajar, sair para jantar, encontrar os amigos e, claro, aproveitar o seu amado, sem limite.

Notas de sua preferência: Essa mulher gosta de um perfume à flor da pele. Ela busca a sensação de estar “vestida de sedução” através de seu perfume, o que aumenta o seu poder de atração. Sua fragrância preferida é misteriosa e precisa se transformar quando em contato com a sua pele, o que provoca uma sensação hipnótica, como aqueles que têm notas amadeiradas de sândalo e cedro; e também as notas de âmbar e almiscaradas, geralmente um pouco doce, mas é fresco. São fragrâncias ricas, quentes, sem serem doces. A ideia é deixar o mistério no ar: ora inocente, ora tentador.   

MODERNA

Essa mulher é versátil, viaja o mundo inteiro, conhece todas as tendências. O que ela tem – maquiagem, acessórios, roupas, livros etc – nenhuma outra mulher tem. Ela é espontânea, dona de si, cheia de personalidade e não se preocupa muito com os outros. Além de autêntica, é de vanguarda, está à frente do seu tempo.

Notas de sua preferência:Seu perfume é confidencial, quem sente pensa: “Que fragrância, é essa? Nunca senti no Brasil”. Quando os outros sentem, querem sentir de novo e nos lugares diversas pessoas perguntam “Que perfume é esse?”. É um cheiro instigante, tem personalidade sem ser enjoativo. Normamente tem notas de chipre amadeirado e chipre frutal, que são essências bem marcantes.Essas composições são baseadas em aromas de musgo de carvalho, patchouli e bergamota. A riqueza das notas de chipre combina bem com as notas de pêssego e frutas exóticas.

EXÓTICA

Se fôssemos descrever essa mulher fisicamente, seria assim: ela tem seios empinados, usa sapatos vermelhos e adora brilho. É impossível ela chegar a algum lugar e ninguém perceber, inclusive, pode ser até escandalosa em algumas situações. Geralmente é admirada pelos homens e invejada pelas mulheres.

Notas de sua preferência: Mesmo antes dela chegar no lugar, as pessoas já sentem o seu perfume, que continua no ar e é percebido antes, durante e depois de sua partida. Sua fragrância preferida é como ela, escandalosa, nada discreta. Traduzindo: ela se identifica com notas orientais nobres que antigamente eram chamadas de âmbar, e hoje compreende os almíscares, as flores envolventes como jasmim, angélica, camélia, as especiarias (canela, cravo, noz-moscada) e as notas gourmands (baunilha, mel e caramelo). A base oriental clássica é constituída de elementos doces e de talco, acompanhados por uma nota floral exótica como a flor de gardênia, por exemplo.

Topo