Beleza

Descubra quais penteados valorizam o formato do seu rosto

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

A data da festa se aproxima, mas você não faz ideia de qual penteado escolher? Um bom ponto de partida é o formato do seu rosto. De modo geral, todos ficam bem com tranças, coques e rabos, mas são os detalhes que fazem a diferença. Para os rostos redondos, por exemplo, coques com fios soltinhos contornando a face ajudam a equilibrar o formato.  Para descobrir o seu tipo, observe bem a proporção entre o tamanho da testa e dos maxilares, além de formas mais arredondadas ou angulosas do queixo, testa, maxilares e bochechas. De frente para o espelho, prenda os fios e coloque uma toalha escura abaixo do maxilar, escondendo o pescoço e o colo. Assim o rosto se destaca e você consegue analisar melhor suas proporções de acordo com as indicações a seguir e, no álbum acima, veja como as famosas colocam estas dicas em prática.

REDONDO

  • Arte UOL

A largura da testa e do maxilar é a mesma (ou muito parecida), o queixo é arredondado e o rosto não possui traços angulosos.

Melhores penteados:
Aposte nos soltos, com ondas inspiradas nas divas dos anos 40, caindo sobre as laterais da face; nos semi-presos, com topete alto para alongar o rosto, ou ainda penteados que mostrem volume nas laterais, como um coque com fios soltinhos ao redor da face. A risca lateral, em alta entre as famosas, é outra pedida interessante, pois atrai o olhar para o lado do rosto, dando a impressão de que é mais ovalado. Seja qual for o penteado escolhido, é importante que os fios tenham textura (conseguida com produtos de styling, como pomadas e sprays). Cabelo liso demais acentua o arredondado. Por fim, se tiver franja, procure mantê-la solta, de lado, truque que deixa o rosto mais anguloso.

OVAL

  • Arte UOL

Considerado o formato perfeito, tem queixo e testa arredondados, mas, diferentemente do redondo, é um rosto mais comprido do que largo. 

Melhores penteados:
Este é um rosto privilegiado – pode usar qualquer tipo de rabo, coque, preso ou semi-preso. “A única ressalva para quem não deseja acentuar o formato é evitar topetes ou muito volume no topo da cabeça, o que dá a ilusão de alongamento para cima”, explica o cabeleireiro Luiz Cintra, de São Paulo (SP). Outro truque é deixar pelo menos uma orelha à mostra, prendendo os fios na lateral, pois o cabelo caindo nas laterais do rosto, em ambos os lados, contribui para a sensação visual de que ele é mais longo ainda.

QUADRADO

  • Arte UOL

O maxilar é pronunciado e reto, o queixo é quadrado e curto. A testa é larga e tem a mesma largura do maxilar.

Melhores penteados:
Se este é o seu tipo de rosto, “opte por estilos que trazem um pouco de volume na parte de cima, como topetes e moicanos, para alongar a face”, diz o cabeleireiro Denylson Azevedo, do salão Wig., em São Paulo (SP). Presos ou semi-presos com franjas laterais caídas sobre a testa, no melhor estilo Brigitte Bardot, também são boas pedidas, já que o traço diagonal da franja ameniza as linhas retas típicas desse formato. Ondas largas fazem um belo contraponto e harmonizam o quadrado também, assim como uma risca bem marcada no meio da cabeça.

RETANGULAR

  • Arte UOL

Assim como o rosto quadrado, tem o maxilar bem marcado e reto, e testa da mesma largura, só que a face é alongada. 

Melhores penteados:
Em uma palavra: ondas! Elas disfarçam o comprimento do rosto e garantem um bem-vindo volume nas laterais. O falso chanel com laterais onduladas por babyliss é uma pedida, assim como estilos que imitam as divas dos anos 40. Evite penteados muito lisos ou com gel, grudados na cabeça, pois deixam o visual pesado. A franja pode ser dispensada nos coques e rabos, se a testa não for muito alta.

TRIANGULAR

  • Arte UOL

A testa é mais estreita que o maxilar, similar ao formato de um triângulo.

Melhores penteados:
Um pouquinho de volume no topo e nas laterais da cabeça é bem-vindo, pois esse truque equilibra o tamanho da testa em relação ao maxilar. Um coque alto, ou um rabo de cavalo, por exemplo, são perfeitos desde que a raiz fique “fofa”, e não colada à cabeça. “Outra opção são penteados despojados, nada muito certinho. Boas pedidas são tranças laterais soltinhas e cabelos inspirados na época medieval, meio presos, meio soltos”, diz Denylson Azevedo.

TRIANGULAR INVERTIDO

  • Arte UOL

O contrário do triangular: a testa é mais larga que o maxilar. O queixo é pontudo e, muitas vezes, alongado.

Melhores penteados
Coques ou rabos de cavalo com franja sobre a testa são boas pedidas, assim como os semi-presos com volume na lateral – tranças fininhas de cada lado da cabeça, unidas atrás por um grampo ficam modernas e valorizam esse formato de rosto. Evite a risca lateral muito pronunciada, pois ela vai evidenciar a testa. Prefira repartido central ou apenas um pouco para um lado. 

 

Topo