Beleza

Assuma a beleza do cabelo crespo e livre-se da chapinha e do alisante

Louise Vernier e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

Tratado da maneira correta, o cabelo crespo tem muitas possibilidades de penteado e, acima de tudo, muita personalidade. Se você é dona de uma cabeleira afro e quer abandonar a ditadura das químicas e chapinhas alisadoras, saiba que o cabelo crespo é muito delicado e exige alguns cuidados específicos.

Conversamos com o cabeleireiro especialista Fernando Fernandes, o  visagista e cabeleireiro do Red Team, Robson Trindade, e com Rosemeire de Oliveira, consultora do Instituto Embelleze, que contam tudo o que você precisa saber para exibir sua cabeleira afro:

Lavagem
Em geral, o cabelo crespo é fino e delicado e facilmente agredido por alguns produtos. Por isso é tão importante usar cosméticos específicos e, de preferência, sem sal. Além disso, convém não exagerar no número de lavagens: no máximo, três vezes por semana. Caso contrário, os cabelos não terão tempo de recuperar a lubrificação natural e poderão ficar secos e sem vida.
 
O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo, com as pontas dos dedos. Só depois é que você deve espalhá-lo para o comprimento, sempre massageando bem. Em seguida, enxágue abundantemente. Outro cuidado importante é a quantidade de xampu. Uma gota do tamanho de uma moeda de um real é o suficiente para cabelos curtos e médios e, mesmo nos longos, não há necessidade de passar do dobro disso. 
 
Hidratação
Também específico para os cacheados, o condicionador deve ser aplicado nas pontas e levado em direção ao topo da cabeça, ao mesmo tempo em que se desembaraçam os fios com os dedos mesmo. O produto deve ser espalhado até uma distância de pelo menos dois dedos da raiz e precisa ser enxaguado abundantemente para não deixar resíduos. Para que os fios fiquem bem sedosos, a quantidade ideal de condicionador deve ser o dobro da indicada para o xampu. 
 
Para potencializar o efeito da hidratação, é recomendado aplicar uma máscara para cabelos crespos após a lavagem, pelo menos uma vez por semana. Deixe o produto agir por um período de 15 a 20 minutos, sob uma touca plástica, e então enxágue bem. Esse cuidado é fundamental, uma vez que qualquer excesso de produto deixa os cabelos mais pesados e difíceis de ajeitar.
 
Finalização
Depois de lavar, prefira toalhas de algodão para tirar o excesso de umidade dos fios. O próximo passo é aplicar um produto leave-in ou mousse em mechas separadas do cabelo, desembaraçando os fios com as pontas dos dedos, se necessário. O secador de cabelos deve ser utilizado com o difusor, que propicia calor sem vento, colaborando para a formação dos cachos. 
 
Para ajeitar o penteado no dia em que não for lavar o cabelo, uma boa pedida é umedecer os fios e usar um mousse ou um gel hidratante, sem álcool, de acordo com o efeito que se deseja obter. Quem quer controlar o volume, deve pentear o mínimo possível e, quando necessário, usar pente ou escova com dentes bem largos. 
 
Corte 
São muitas as opções de cortes para valorizar o cabelo afro, com diferentes comprimentos e formas, indo do estilo arredondado curto ao longo com camadas. O cuidado mais importante é não cortar o fio reto. Nesse caso, todo o volume se concentraria nas pontas, dando aquele efeito de cúpula de abajur. Cortes repicados demais também devem ser evitados, a menos que a intenção seja exatamente valorizar o volume.

Topo