Beleza

Cortou e se arrependeu? Truques para lidar com o cabelo até crescer

Thinkstock
Manter os fios saudáveis é uma das dicas dos especialistas para minimizar os efeitos de um corte que deixou a desejar, e apressar o crescimento do cabelo. Em último caso, parta para o alongamento imagem: Thinkstock

Louise Vernier e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

Sair da mesmice e apostar em um corte mais arrojado é uma ótima saída para dar aquela levantada no visual. Contudo, mesmo as mulheres mais ousadas estão sujeitas a se arrepender ao ver, no espelho, o resultado final da mudança.

"Quem opta por cortes muito radicais ou que estão fazendo sucesso em celebridades corre um risco maior de se dar mal", diz o cabeleireiro Wilson Eliodorio. Ele explica que esses cortes normalmente exigem cuidados específicos e não combinam com o estilo de vida da mulher comum. Eliodorio destaca, ainda, que há alguns cortes lindos, mas que não se adaptam a qualquer tipo de fio.

Quando uma dessas coisas acontece e o corte não agrada, a solução é investir em estratégias para disfarçar e conviver bem com o novo visual até que os fios atinjam novamente o comprimento e o aspecto desejados. Além de Wilson Eliodorio, consultamos também Cristhofer Glöe, cabeleireiro do Homa Elite Salon, para listar alguns truques conforme o problema. 

  • Thinkstock

    FAÇA O TESTE DE DESCUBRA SE ESTÁ NA HORA DE MUDAR DE VISUAL

 
Se você desfiou
Desfiar os fios além da medida pode acabar com o volume e o movimento dos cabelos. Se você ficou completamente descontente com o visual, vai ter que gastar mais tempo finalizando o penteado, pelo menos enquanto os fios não recobram o aspecto natural. Faça uma boa escova e, em seguida, enrole o cabelo das pontas até a raiz com os dedos, separando-o em mechas. Depois prenda com grampos e borrife um pouco de spray seco. Deixe agir por alguns minutos e solte. Finalize com um reparador de pontas bem leve.
 
Se fez franja
Investir em acessórios e apostar em penteados fáceis de fazer são as melhores maneiras de disfarçar uma franja muito curta ou mal cortada. Uma boa saída é prender a franja para trás com faixas, tiaras e presilhas, procurando acessórios que combinem com o seu estilo de se vestir. Franjas mais longas podem ser penteadas para o lado. Basta secar projetando o jato do secador para baixo, alisando bem a raiz. Para finalizar, o spray seco ajuda a fixar.
 
Se cortou em camadas
Se o que incomoda são as camadas muito marcadas, o ideal é alisar os fios para disfarçar o efeito. Neste caso, o remédio é fazer escova e depois passar a chapinha. O único cuidado é usar protetor térmico antes de começar, para evitar que os fios sejam danificados pelo calor do aparelho. Para dar acabamento, aplique um pouco de óleo vegetal, como o de argan, do comprimento às pontas. 
 
 Se cortou curto
Os curtos voltaram com tudo, mas se estiver insatisfeita com o corte, a solução é apelar para os alongamentos. Uma boa opção são os apliques de tela com presilhas, que não são permanentes e podem ser colocados e retirados facilmente. Estão disponíveis em vários comprimentos e podem ser tingidos na cor dos seus cabelos, dando um efeito bem natural. Manter os fios lisos também ajuda a dar a impressão de que estão mais longos. 
 
Compridos e saudáveis
Qualquer que seja a mudança frustrante, uma boa dica é reforçar a rotina de cuidados com os fios, para vê-los crescer na velocidade adequada e, no menor tempo possível, apostar em um novo corte. Segundo os especialistas, os fios podem crescer até 1,5 centímetro por mês, especialmente se estiverem bem nutridos. A cauterização, por exemplo, repõe a queratina -proteína que compõe os fios- e ajuda muito nesse processo. Para intensificar os resultados, também é aconselhável fazer hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana. Massagens capilares, higiene adequada do couro cabeludo e fórmulas específicas, receitadas por dermatologistas, também favorecem o crescimento.

  • Arte UOL

    Veja como você ficaria com o cabelo das famosas Comente

Topo