Cabelos

Experts dão dicas de produtos para cabelos glamorosos gastando pouco

Thinkstock
É possível ter cabelos dignos de capa de revista usando produtos de baixo custo imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

Cabelos com brilho, viçosos, hidratados, sem frizz, com a cor viva e um balanço natural. Não importa se com cachos ou fio reto, essas características (de preferência, juntas!) é o que todas mulheres buscam. Para quem não tem tempo nem dinheiro para ir ao salão, o jeito é tentar caminhos alternativos para alcançar essa meta: uma dica aqui, outra ali, truques caseiros, produtos eficazes – vale tudo na busca pelo cabelo perfeito. Para ajudá-la nesse desafio, mas sem gastar muito, UOL Beleza conversou com dois especialistas, de São Paulo, quando o assunto é cabelo: Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair, e Marcos Proença, do salão que leva o seu nome. Aqui, eles entregam 10 dicas preciosas, com indicações de produtos, para serem colocadas em prática no dia a dia. Tudo para se ter um cabelo de rica, gastando pouco.

Sem ponta dupla
“Ponta dupla dá uma impressão de desleixo, além de criar um volume desnecessário. Pontas bem tratadas deixam o cabelo ser e parecer saudável”, palavras do cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair, de São Paulo. Para mandar pra bem longe esse problema, Marco Antonio sugere o uso de um reparador de pontas. “Basta aplicar nos fios ainda úmidos, depois de lavá-los ou secos, quando sentir que a ponta está espigada”, diz. “Os óleos também são grandes aliados das pontas duplas, sou fã de todos: semente de uva, coco, abacate, macadâmia, argan”, declara o cabeleireiro. Basta aplicar uma gota nas pontas, com os cabelos para baixo.


Controle dos oleosos
Cabelo fino, ralinho e oleoso requer higiene específica e lavagens regulares. Para manter esse tipo de cabelo com certo volume e a oleosidade sob controle, Marco Antonio recomenda o uso de xampus transparentes, que são adstringentes e eficazes para amenizar a oleosidade, ele diz que é melhor evitar os xampus leitosos. Já Proença sugere a linha Elseve Citrus CR, de L’Oréal Paris: “É eficaz para o controle da oleosidade, limpa profundamente e deixa os cabelos mais soltos e bonitos”.

Cachos perfeitos
Marco Antonio defende a teoria de que assumir os cachos e usar um bom finalizador é a senha para exibir ondas impecáveis. Ele sugere o Spray para Pentear Cachos Comportados e Definidos Ouidad, da Seda. “Tem uma fórmula exclusiva para esse efeito e deixa os cachos perfeitos”, diz. Biaggi ensina como tirar proveito do produto: aplique esse spray com a cabeça inclinada para um lado e depois para o outro (separe os cabelos em duas partes), amassando os fios das pontas em direção à raiz e seque com difusor ou secador, com jato de leve a moderado. “É importante manter a cabeça inclinada para formar novos cachos e nunca secar 100% dos cabelos, o ideal é parar de secar antes (em 90%), para evitar o efeito frizz”, declara. Agora, a dica de Proença: depois de lavar os cabelos, aplique um leave-in ativador de cachos – o Maxi Ondas, da Cadiveu – seque (não completamente) e faça um coque soltinho. Depois de algumas horas, solte os cabelos. Eles ficam ondulados e com um balanço natural.

Cor viva
Cabelo desbotado também dá a impressão de pouco cuidado e em muitos casos até envelhece. Segundo Marco Antonio: “Manter a cor viva e bonita é obrigação de quem se propõe a tingir os fios”. E um bom caminho é não abrir mão de produtos diários que segurem a cor; ele indica o xampu e condicionador Dove Hair Therapy Cor Duradoura. “Tem matéria-prima de qualidade, a fórmula é resultado de muita pesquisa e o preço é excelente. Quem tem cabelo vermelho e tonalizado consegue reter até três vezes mais de cor, do que se não estivesse usando o produto”, afirma.

 

ESTÁ NA HORA DE MUDAR O VISUAL?

  • Thinkstock


Xampu e condicionador: o segredo
Acertar no xampu pode ser a diferença entre ter um cabelo bonito e saudável ou “mais ou menos”. Marcos Proença diz que o primeiro passo é identificar a característica predominante: se é muito oleoso, danificado, ressecado, fragilizado por tintura ou alisamento, se tem frizz ou volume excessivo, se a cor desbota com facilidade. “Essa análise deve ser criteriosa, se houver mais de uma necessidade, o xampu ideal deve ser aquele que combate o problema pior. Na dúvida, uma linha coringa é a Elseve Reparação Total 5, de L’Oréal Paris, que tem resultado imediato e ataca cinco problemas comuns: porosidade, falta de brilho, frizz, quebra e ressecamento ”, diz Proença. Marco Antonio indica alguns que também considera coringas: “A linha Keratin Smooth, da TRESemmé, recompõe efetivamente os fios e os frascos maiores garantem um excelente custo-benefício. A linha 72 horas de Hidratação Reparadora, da Advance Techniques (Avon) tem resultado de hidratação feita no salão. Depois de 3 ou 4 lavagens os cabelos ressuscitam, principalmente os ressecados e com química”, afirma Biaggi.

Saúde e nutrição aos fios
Fazer uma hidratação ou nutrição em casa, regularmente, com máscaras de tratamento – sim, aquelas de 5 minutos, usadas no banho – é essencial para a saúde e beleza dos cabelos. “Acrescente à sua máscara favorita gotas de óleo de argan, misture bem e aplique nos cabelos lavados e ainda úmidos. Abafe com uma touca térmica, sem estar muito quente”, ensina Marco Antonio de Biaggi. Assim como as máscaras, as ampolas e bisnagas em monodoses são verdadeiros tratamentos para os cabelos que precisam de nutrientes e hidratação. “Aquela 3 minutos milagrosos, da Pantene, não poderia ter outro nome. Faz milagre nos cabelos danificados”, diz Biaggi.

Controle do volume
A dica é do Marcos Proença: Lave os cabelos normalmente e aplique uma máscara reparadora, de acordo com a necessidade do fio. Esquente uma toalha em água bem quente, torça-a e enrole os cabelos com ela. Quando a toalha esfriar, esquente e aplique novamente. “Abre a cutícula e aumenta a penetração dos ativos da máscara, além de amolecer a fibra capilar e deixar os fios mais maleáveis. Para as cacheadas é um verdadeiro tratamento, os cachos ficam perfeitos. Acho a toalha quente uma boa dica, por não ter calor excessivo, o que acaba ressecando os cabelos”, diz o cabeleireiro, que indica o truque uma vez por semana.

Cuidado básico
Enxágue completamente os cabelos. Parece óbvio, mas não é. Muita gente acredita que deixar um “restinho” de condicionador nos fios, prolonga a emoliência e maciez – ledo engano. “Ao contrário do que parece, isso não vai continuar tratando o cabelo e sim deixá-lo opaco e pesado. Um dos maiores motivos de ressecamento é o resto de condicionador que, em contato com o sol, endurece o fio e em longo prazo prejudica a saúde dos cabelos”, diz Proença.

Fios lisos
Para quem tem os cabelos lisos – sejam com naturais, com escova manual ou alisamento artificial – os xampus de efeito “liso” costumam funcionar bastante, para deixar os fios mais alinhados. Paixão entre as brasileiras, para garantir o efeito “reto” e ainda deixar os cabelos bonitos e saudáveis, tanto Biaggi quanto Proença indicam a linha Elseve Quera-Liso, de L’Oréal Paris. “É útil inclusive para quem cansou da progressiva, pois dá uma baixada no volume e alinha os fios”, diz Biaggi. Proença completa: “Quem faz alisamento tende a ter a raiz mais oleosa, e esses produtos controlam esse efeito”, diz.

Brilho já
O brilho dos fios é um dos aspectos mais importantes para o cabelo parecer bonito e bem cuidado. Biaggi indica as cápsulas de brilho da Advance Techniques (Avon). “Estoure a cápsula, espalhe o produto nas mãos e aplique nos fios de forma homogênea, ainda úmidos. Deixe secar naturalmente ou passe antes de fazer a escova com secador. O cabelo fica com um brilho inacreditável”, diz Marco Antonio. Proença sugere a ampola reparadora da Elseve, que é chamada pela marca de “ampola mágica”. “É um opção boa e barata, que possui um mix de ingredientes super nutritivos que devolve o brilho e a saúde para o cabelo”, declara.

Topo