Beleza

Tendências de beleza do Inverno 2014 podem já ser usadas no verão

Geovanna Morcelli e Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

Com o fim de mais uma temporada de desfiles no SPFW, algumas tendências de beleza apresentadas nas passarelas não precisam esperar até o próximo inverno para tomar às ruas, muitas delas já podem ser colocadas em prática no verão.

Glitter e metalizados
Usados como complementos de sombras e até em uma proposta ousada de decoração das sobrancelhas, produtos com glitter são uma tendência charmosa para incrementar looks de festa. Apareceu em desfiles como Juliana Jabour, Têca por Helô Rocha e Alexandre Herchcovitch. Para quem quer incorporar um toque de brilho ao visual, mas não gosta da aparência do glitter, uma alternativa são os produtos metalizados, como as sombras douradas e prateadas reluzentes do desfile de Reinaldo Lourenço.

Maquiagem natural
A maioria dos desfiles desta edição do SPFW trouxe modelos com a "cara limpa", mostrando nas passarelas uma maquiagem ao natural que, embora não dê indícios de produtos, leva tempo para ser preparada. No entanto, os passos como hidratação, primer, corretivo e base ficam quase invísiveis e são usados apenas de maneira corretiva para valorizar a beleza original das modelos. Um toque de blush - cremoso, de preferência - e nada de máscara de cílios são outros ponto chave deste visual.

Olhos marcados
Em contraponto à maquiagem natural, alguns desfiles apresentaram propostas de olhos bem marcados, como na Animale, Cavalera e Acquastudio, porém, nada do esfumado clássico com três tons de sombra (uma mais clara no canto interno, outra média no centro da pálpebra e uma escura no canto externo); aqui a ideia é explorar a gradação de tom de uma mesma cor (preto, cinza) em formatos acentuados e gráficos, extrapolando os limites que a maquiagem "embelezadora" costuma ter

Delineador renovado
O clássico delineador surgiu renovado nas passarelas e, ao invés do tradicional traço gatinho típico dos visuais que fazem referência aos anos 1960, dessa vez a aposta dos maquiadores foi por traçados gráficos, mas sem o exagero de temporadas anteriores. Dessa vez, o complemento da maquiagem surgiu com ares orientais (Fernanda Yamamoto), em versões bicolores (Ellus) e deslocados para a base da sobrancelha (Vitorino Campos).

Sobrancelha masculinizada
Se você ainda tem dúvidas de que o formato das sobrancelhas mudou, as passarelas continuam reforçar essa tendência. O desenho está cada vez mais masculinizado e reto, eliminando a curvatura que sempre foi tida como sexy. Para se inspirar, veja as propostas apresentadas nos desfiles da Osklen, Triton e Vitorino Campos.

Cabelo liso x frisado
Nesta temporada, os cabelos lisos, sem qualquer volume, são tendência absoluta. Porém, a ditadura da chapinha foi quebrada pelas belezas conceituais dos desfiles de Ronaldo Fraga e Lino Villaventura que abusaram dos fios frisados feitos à moda antiga, com mechas finas torcidas, o que garantiu volume farto.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]
Topo