Beleza

Cabelo completamente cinza está na moda; você usaria?

Getty Images
Kristen McMenamy é a representante com cabelo cinza do mundo da moda imagem: Getty Images

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

A ideia é inusitada, afinal, a "lógica" da beleza sugere que as mulheres escondam os fios grisalhos. Entretanto, algumas adeptas do tom têm algo a provar: a proposta é mesmo uma questão de personalidade. De tempos em tempos surge uma celebridade com o visual. As últimas a aparecerem publicamente foram a atriz Julianne Moore, que aderiu à moda para interpretar uma personagem revolucionária no filme "Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1" e a modelo americana Kristen McMenamy, ícone nos anos 90. Quem também já desfilou por aí com o look e forma inspiradora foram as estrelas pop Lady Gaga e Rihanna.

  • Lady Gaga em capa icônica
    da revista Vanity Fair

Quem pode

“Costumamos associar cabelos cinza com grisalhos. Ele atribui ao look um ar de maior responsabilidade”, opina a cabeleireira especializada em coloração Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP). Segundo Jô, o resultado sóbrio é atribuído à pouca luminosidade que o tom confere ao visual. Para o cabeleireiro Julio Crepaldi, do Salão Galeria, em São Paulo, a proposta traz maturidade, sim, mas com um toque de ousadia. “É uma tendência gélida, fria que quer passar também uma mensagem de rebeldia de uma forma sutil pela quebra do padrão de beleza previsível”, afirma Julio. Entretanto, somente pessoas estilosas podem aderir ao visual sem erros. “Atualmente, tem sido usado por mulheres e homens jovens que sabem combinar muito bem esse estilo com roupas e acessórios”, avalia Julio.

A transformação

O processo da mudança até o chegar ao tom se obtém por meio de descoloração ou limpeza de cor, segundo ensina Bruno Castro, cabeleireiro e coordenador técnico do Espaço Juliana Paes, no Rio de Janeiro. “Depois de descoloridos, usamos um tonalizante de base fria (com a nuance cinza), para chegar ao tom desejado”, diz Bruno. Vale ressaltar também que quanto mais claro for o cabelo, mais fácil chegar nesta tendência. O cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend Your Mind, em São Paulo, adverte que poucas seguram esse tom, pois além de envelhecer, cria um ar sombrio e rígido. “Para usar sem ficar sem graça, é preciso de uma produção extremamente sofisticada e com alguma cor”, aconselha.

Você usaria o cabelo cinza?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Como usar

Além da produção, é importante combinar a proposta com um corte adequado. Para Julio Crepaldi, ela pode ser usada com fios retos, com pouco movimento, em cabelos médios a curtos. “Não gosto quando combinados com desfiados”, revela. E, para completar o look, aposte em uma textura natural. “Em geral, esse cabelo é usado de forma natural ou com uma escova bem superficial. O segredo é não dar acabamento perfeito neste visual”, diz Julio. Se você gosta do modismo, mas não tem coragem de radicalizar, há maneiras de dar um toque acinzentado no visual sem causar tanto impacto, tonalizando madeixas claras ou fazendo um trabalho de mechas extremamente finas e naturais.
Jô Nascimento aposta na cor principalmente para mulheres que desejam assumir os brancos de uma maneira elegante. “Podemos fazer na forma de mechas ou balaiagens. Outra opção é intercalar tons menos frios ou usar uma cor de base amarronzada”, finaliza a cabeleireira.

Topo