Beleza

Sucos naturais ajudam a garantir um bronzeado saudável; confira receitas

Thinkstock
Para fazer efeito, é preciso começar a tomar os sucos com betacaroteno cerca de um mês antes da exposição solar imagem: Thinkstock

Marina Oliveira e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

Os sucos nos ajudam a manter o corpo hidratado nos dias quentes e são muito refrescantes. Mas, além disso, quando preparados com os ingredientes certos, podem até facilitar a sua operação corpo dourado, acelerando o processo de bronzeamento. Para isso, é essencial que as bebidas contenham alimentos fontes de betacaroteno, um tipo de carotenoide bastante ativo no organismo humano e que é precursor da vitamina A. Esta última substância, por sua vez, estimula a produção de melanina, o pigmento dá cor à pele.

O betacaroteno também tem ação antioxidante, ou seja, protege a pele da ação dos radicais livres, inclusive os produzidos pelos raios UVA e UVB durante a exposição solar. Quando em excesso, os radicais livres podem levar ao envelhecimento precoce. 
 
Alguns alimentos fontes de betacaroteno são a cenoura, o mamão, o pimentão, a batata-doce e a abóbora. 
 
Tire proveito
Para colher os benefícios dos sucos que facilitam o bronzeado, minimizando os efeitos nocivos do sol, o segredo é usar ingredientes frescos. Além disso, é importante que todos os legumes e verduras utilizados nas bebidas sejam bem higienizados antes do preparo. “Primeiro você lava com água e depois coloca de molho numa solução clorada. A proporção de água e produto, assim como o tempo de ação, está especificado no rótulo da substância que você utiliza para higienizar os vegetais”, explica a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis, que produz suplementos nutricionais naturais. Após o preparo, o melhor é consumir imediatamente, já que os nutrientes são sensíveis ao calor e à luz. “Se tiver que deixar reservado, coloque numa jarra escura e com tampa”, diz Ingrid Bigotto, da rede de franquias de estética Oligoflora. 
 
Todas as receitas podem ser consumidas diariamente e, segundo as nutricionistas, são uma boa opção para o café da manhã. Para favorecer o bronzeado, o betacaroteno precisa se acumular na pele e, por isso, a dica é começar a ingerir a bebida um mês antes do período em que pretende se expor ao sol com mais frequência. “Pensando no efeito antioxidante, também é necessário manter um consumo regular, para aumentar os níveis do nutriente no organismo, permitindo que funcione, de fato”, afirma a nutricionista Ana Beatriz Baptistella, da VP Consultoria Nutricional. 
 
Para fazer em casa
Confira, a seguir, algumas receitas de sucos ricos em betacaroteno, indicadas pelas especialistas:
 
Suco de laranja com beterraba e cenoura
Rendimento: um copo grande (325 ml)
Ingredientes: 200 ml de suco de laranja-pera, meia unidade de beterraba crua, uma cenoura média crua e gelo a gosto. 
Modo de fazer: bata tudo no liquidificador, passe pelo coador e sirva com gelo. 
 
Suco de mamão, manga e gengibre
Rendimento: dois copos (600 ml)
Ingredientes: meio mamão papaia, duas fatias grandes de manga, meia cenoura média crua, uma folha de couve, folhinhas de hortelã a gosto, lascas de gengibre a gosto, água ou água de coco (em quantidade suficiente para que a bebida fique bem líquida e ralinha) e gelo a gosto.
Modo de fazer: bata tudo no liquidificador e sirva sem adoçar. 
 
Suco de melancia com gérmen de trigo
Rendimento: 1 copo (250 ml)
Ingredientes: uma fatia média de melancia em cubos, um terço de uma cenoura média crua, meia xícara de chá de folhas de agrião, uma colher de sopa rasa de gérmen de trigo cru, uma xícara de chá de suco de laranja natural e frutose a gosto para adoçar. 
Modo de fazer: rale a cenoura com casca no ralo fino e coloque no liquidificador junto com a melancia, o agrião e o suco de laranja. Depois de batido, passe por um coador para retirar o excesso de fibras, mas não descarte tudo. Volte um pouco das fibras para o copo, para que o suco fique mais encorpado e nutritivo. Para finalizar, acrescente o gérmen de trigo e adoce.
 
Suco de mamão, banana e batata yacon
Rendimento: 1 copo (250 ml)
Ingredientes: meia banana nanica, meio mamão papaia, duas rodelas de batata yacon crua e 200 ml de água de coco. 
Modo de fazer: bata tudo no liquidificador e sirva sem adoçar. 
 
Suco de melancia com salsinha e manjericão
Rendimento: 2 copos (600 ml)
Ingredientes: quatro xícaras de chá de melancia picada ou uma polpa de 100g, meia xícara de chá de água filtrada (para a fruta) ou 400 ml de água (para a polpa), uma colher de sopa de salsinha fresca picada, um terço de cenoura crua, uma colher de chá de gengibre fresco ralado, seis folhas de manjericão fresco, uma colher de chá de extrato de soja em pó e meia colher de sopa de açúcar light, se necessário. 
Modo de fazer: bata tudo no liquidificador e sirva. 
 
Receitas elaboradas por Ingrid Bigotto, nutricionista da OligoFlora; Ana Beatriz Baptistella, nutricionista da VP Consultoria Nutricional; Tatiana Camacho Barão, nutricionista da Naturalis; Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional; Milena Bello, consultora gastronômica da Sociedade Brasileira de Personal Diet e Daniela Cierro, consultora da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). 
Topo