Beleza

Previsão 2014: experts anunciam tendências em make, unhas e cabelos

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

Quem é que nunca teve vontade de ter uma bola de cristal para prever o que vai acontecer nos próximos dias, meses ou anos? Pois os "bureaux" de estilo são quase isso – o trabalho deles é detectar tendências em várias áreas, da moda ao comportamento, passando por design e estilo de vida. Para saber quais serão as tendências mais importantes em beleza em 2014, o UOL Beleza conversou com experts de dois deles – Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight no Brasil e Theresa Yee, editora de beleza do WGSN na Inglaterra –, que revelaram quais suas apostas.

MAQUIAGEM

O foco será nos olhos. "Veremos diversos estilos de traços feitos com delineador, inclusive o estilo gatinho, ou sombras tomando toda a pálpebra", aposta Camila Toledo. Em relação a cores, elas serão suaves e delicadas, porém vivas, como o lilás, o verde e o azul. Para sombras, as mais pedidas serão prateadas e douradas. E haverá também o uso do delineador branco, que "abre" o olhar, além de acabamentos glossificados, com cara de molhado, ou até com glitter, nas pálpebras.

No rosto, a tendência de pele natural, com brilho discreto e base translúcida, que surgiu já há algumas temporadas, continua firme e forte. O resultado final é um discreto ar de saúde. Acompanhando essa tendência, os iluminadores são um dos produtos mais importantes em 2014, principalmente no tom dourado. Os blushes devem ser suaves: rosas delicados ou em um tom acima da pele, quase nude.

Para os lábios, o laranja ganha força, assim como o vermelho tomate e os pinks mais fortes. Para quem não gosta de tanta cor, nudes e batons cor de boca poderão ser usados. No entanto, a textura será mais sequinha, no máximo um brilho levemente acetinado. "Esses tons são importantes para manter o visual supernatural. E a textura matte dá a impressão de cara lavada, essencial para a estação", explica Camila.

Theresa Yee aponta outro foco importante no rosto: "As sobrancelhas serão grossas, bem penteadas e delineadas. Assim, não pode faltar no nécessaire produtos para corrigi-las, como lápis e sombras."

UNHAS

O destaque serão tons pastel de amarelo, laranja e lilás, em acabamento fosco. Metalizados, de todas as cores, também continuam fortes, assim como os furta-cor, perolados e madrepérolas.

CABELOS

Qual tendência você gostaria de adotar em 2014?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

As fãs dos lisos escorridos, que andaram em baixa nas últimas temporadas, podem comemorar, já que, em 2014, eles voltam com tudo. O jeito mais bacana de estilizar será em rabos de cavalo baixos, presos junto à nuca, com risca bem marcada no centro ou na lateral. Ondulados e crespos também estarão em alta, mas esqueça babyliss e outros produtos elétricos para conseguir o look – os cachos devem ser o mais naturais possível.

Penteados que misturam texturas estarão em alta. Um exemplo é o cabelo escovado para trás e fixo com gel molhado apenas na raiz. Outro estilo que vem com força são fios divididos na lateral e jogados para um lado só. "O visual tem uma assimetria e volume interessantes, sendo que também pode ser mantido mais firme com gel", diz Camila. Portanto, pode anotar na agenda: o gel será um produto-chave para o acabamento dos fios no ano que vem.

Para ocasiões mais formais, Theresa aposta nos penteados com ar romântico, meio soltos, meio presos, com mechas caindo sobre o rosto. "Além disso, tranças e rabos de cavalo, juntos em um mesmo penteado, também serão muito usados", diz a expert.

Em relação à coloração, o loiro platinado vai ser um desejo fashion. "Ele tem um ar sexy e rebelde ao mesmo tempo", acredita Camila. Theresa aposta também nas cores tridimensionais, conseguidas com a mistura de vários tons da mesma cor, em mechas fininhas em toda a cabeça, aleatoriamente.

Topo