Beleza

Famosas e anônimas revelam relação de fidelidade com cabeleireiros

Christian Parente/Divulgação
Celso Kamura e Ana Hickmann: a apresentadora é cliente fiel do cabeleireiro desde o início de sua carreira imagem: Christian Parente/Divulgação

Simone Ota

Do UOL, em São Paulo

Há 17 anos a apresentadora Ana Hickmann, 32 anos, corta o cabelo com Celso Kamura, do salão C.Kamura, em São Paulo. Tamanha fidelidade foi construída com demonstrações de respeito e afeto de ambos os lados: “Eu já viajei de Nova York até São Paulo só para cortar o cabelo com ele que, por sua vez, atende meus telefonemas a qualquer hora do dia ou da noite e já me socorreu várias vezes. Teve uma ocasião, em Paris, que um cabeleireiro contratado por uma marca famosa picotou meu cabelo. Só parei de chorar depois que o Celso me fez um lindo chanel e platinou os fios”, lembra Ana Hickmann. Ela conta que eles se conheceram no início da sua carreira de modelo, durante uma sessão de fotos. “Gostei dele logo de cara, pois é bem-humorado, amigo e muito discreto. É por isso que atende mulheres tão poderosas, como a presidente da República Dilma Rousseff, a jornalista Patrícia Poeta e a apresentadora Angélica”, afirma Ana.

Outra top model e apresentadora que é fiel ao seu cabeleireiro é Fernanda Tavares, 33 anos. “Cuido dela há mais de dez anos. Nesse período, já cortei o cabelo na casa dela e viajei até Goiás Velho, em Goiás, para arrumá-la para seu casamento”, conta Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo. Segundo ele, o que cativou Fernanda foi sua preocupação com a saúde dos fios. “Ela sabe que eu nunca usaria ou indicaria nenhum cosmético ou tratamento que pudesse prejudicar seu cabelo. Além disso, sempre sugeri a ela cortes versáteis, porém, com detalhes contemporâneos”, diz Julio, que se orgulha em poder cuidar de Lucas e Artur, filhos de Fernanda com o ator Murilo Rosa, quando a família está em São Paulo.

Prós e contras
Ser fiel ao cabeleireiro pode dar um pouco de trabalho, ainda mais se a agenda dele for lotada e ele fizer muitos cursos no exterior. Por outro lado, o risco de você não gostar do resultado é mínimo. “Quando o profissional conhece a cliente, seu estilo de vida e suas necessidades e tem intimidade com o cabelo dela, a ponto de saber quais químicas foram feitas, o que rouba o brilho ou faz abrir as cutículas do fio, não tem como errar”, garante o cabeleireiro Evandro Ângelo, do C.Kamura, que há 15 anos cuida da apresentadora e atriz Cynthia Benini, 41 anos. A parceria é tão antiga que já virou tradição ela ser a última cliente dele na véspera do Natal e os dois brindarem juntos com uma taça de champanhe. “Para conquistar a fidelidade da cliente, o cabeleireiro tem que estar disponível, seja às 7 horas da manhã ou às 10 da noite, procurar não se atrasar e ser discreto, afinal, acabamos sabendo de muitos detalhes das vidas das pessoas”, completa Evandro.

  • Divulgação

    A atriz Tania Khalill conheceu o cabeleireiro Sergio G em 2008 e, desde então, se mantém fiel ao profissional

O contrário também acontece, garante a fisioterapeuta Sandra Gomes, de São Paulo: “Acabei virando amiga da minha cabeleireira, do tipo que vai ao aniversário dos filhos e visita o irmão dela no hospital. E não poderia ser diferente, afinal, ela cuida do meu cabelo desde que eu tinha 13 anos de idade”, conta Sandra, que hoje tem 36 e afirma que só de olhar para ela sua cabeleireira já sabe o que a está afligindo e o que precisa fazer. “Ela sabe melhor do que eu o que fica bom em mim e, por isso, já nem falo mais nada, apenas sento da cadeira e me entrego de olhos fechados às suas tesouras, pentes e pinceis”, completa a fisioterapeuta.

A atriz Tania Khalill, 36 anos, aponta outros motivos para ser fã de carteirinha do cabeleireiro Sérgio G., do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo. “Conheci o Sérgio em 2008, na fase de caracterização dos personagens da novela Caminho das Índias (Globo). Fiquei encantada com sua doçura e paciência, além, claro, do trabalho incrível que fez no meu cabelo e no de outras atrizes”, diz Tania, que aceita numa boa os puxões de orelha que toma do profissional. “Sou meio desleixada com os cuidados do cabelo e ele sabe disso, por isso chama a minha atenção”, completa a atriz.

Direito a regalias

  • Divulgação

    O cabeleireiro Anderson Couto é responsável pelas madeixas loiras de Letícia Spiller há cinco anos

O cabeleireiro Anderson Couto, do salão Majestic Hair, no Rio de Janeiro, é outro que valoriza a saúde dos fios. “Tenho certeza que foi isso que cativou a atriz Letícia Spiller, 40 anos, minha cliente há cinco”, afirma ele. Foi uma amiga dela quem indicou o Anderson. “Marquei na agenda ‘Letícia’ e tomei um susto quando a vi chegando ao salão. Ela foi minha primeira cliente famosa”, conta o cabeleireiro, que logo depois a ajudou na caracterização da personagem Betina, da novela Viver a Vida (Globo), cujo cabelo repicado na altura dos ombros e marcado por luzes californianas ficou entre os mais pedidos nos salões de beleza de todo o Brasil. “Sei que tenho que pensar na personagem, mas me preocupo também com a mulher. Procuro pensar se ela vai conseguir arrumar o cabelo sozinha depois, se vai ser prático e se aquilo não vai detonar os fios... Agora, por exemplo, o cabelo da Letícia está todo descolorido, mas não perdeu o brilho nem está arrebentando com facilidade”, comemora Anderson.

Você costuma ser fiel a seu cabeleireiro?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Segundo ele, cliente fiel como a atriz tem regalias. “Ela está gravando direto a novela Joia Rara (Globo) e vai estrear uma peça teatral. Como precisa retocar a raiz a cada 15 dias, eu procuro me virar abrindo o salão aos domingos ou trocando a data da minha viagem de férias. Falando nelas, quando sei que vou ficar fora por um mês, tomo o cuidado de avisar todas as minhas clientes loiras que retocam a raiz a cada 15 dias e as atendo nem que seja às seis e meia da manhã de um domingo”, diz Anderson.

A cabeleireira Sirlei Kamada, do Si Fashion Hair, em São Paulo é outra que se desdobra para atender a clientela. “Quando a conheci, há 14 anos, eu ainda morava em São Paulo. Há seis me mudei para o interior mas não consegui deixá-la, até porque o corte dela dura três meses! Geralmente, reservo os sábados para isso, mas sempre que tenho uma oportunidade de ir até a capital no meio da semana a Sirlei sempre dá um jeitinho de me atender”, conta a professora de inglês Laura Alcântara, 40 anos, de Jundiaí.

 

Faça o teste e veja como você ficaria com o cabelo das famosas

  • Arte UOL
Topo