Beleza

Produtos ajudam a driblar a preguiça para uma rotina de beleza prática

Thinkstock
Usar o momento do banho para cuidar da pele, esfoliar o rosto e fazer uma super hidratação nos cabelos é a dica dos especialistas e não leva mais que 10 minutos imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

Muitas de nós até gostariam, mas é impossível seguir à risca a cartilha dos cuidados com a beleza todo dia. Falta tempo, disposição, disciplina e na correria, a preguiça acaba vencendo. Com isso, simplesmente deixamos de realizar cuidados básicos, mas muito importantes, como aplicar um hidratante depois do banho, retirar a maquiagem antes de dormir ou dar uma atenção a mais aos cabelos quando eles começam a dar sinais de desgaste (pontas duplas e ressecadas, fios com frizz e desvitalizados etc). O uso de filtro solar, então, nem se fala, hoje em dia esse hábito é a chave para identificar uma mulher que realmente se cuida. Para ajudá-la na difícil tarefa de dedicar alguns minutos de seu dia a você, UOL Beleza conversou com três especialistas – duas dermatologistas e uma esteticista – que a seguir dão dicas de como adotar atitudes simples e descomplicadas para fazer o básico, mas essencial.

Hidratante de banho
De acordo com a dermatologista Samanta Nunes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Aplicar o hidratante no banho funciona. Além de hidratar, o produto mantém a barreira cutânea (proteção da pele) íntegra, evitando assim, diversos problemas de pele, principalmente alergias, coceiras, além de deixar a pele macia, sedosa e saudável”, explica. Os benefícios parecem mesmo ser convergentes entre os médicos. “Ter uma pele hidratada não requer muito esforço. Os hidratantes indicados para serem aplicados no banho são práticos e eficientes, uma boa opção para quem não tem tempo, paciência e nem disposição para aplicar o produto após o banho. Muitas das versões para ducha contêm ativos hidratantes, como óleos vegetais, vitamina E e manteiga de karitê, que garantem uma pele macia e sedosa, algumas marcas por até 24 horas”, afirma a dermatologista Vivian Loureiro, da Clínica Thaís Guerreiro, de São Paulo.


Base ou anti-idade com filtro solar
Se você é daquelas que gosta de dormir uns minutinhos a mais e já acorda atrasada, mas não consegue sair de casa sem maquiagem e morre de preguiça só de pensar em aplicar filtro solar, a melhor saída é lançar mão do BB Cream, produto que combina o efeito de maquiagem, tratamento e proteção solar. Algumas marcas ainda entregam benefícios de controle da oleosidade, ação antioxidante, hidratante e efeito clareador. Quem tem preferência pela base tradicional, basta escolher uma versão com proteção solar. “E para quem não usa maquiagem, há boas opções de filtro solar com pigmento, que têm efeito de base e uniformizam a pele, secam rapidamente, contêm ativos que previnem o envelhecimento e deixam a pele com aspecto saudável e sempre hidratada”, declara Samanta Nunes.

Máscaras e Monodoses – tratamentos power
Lavar com xampu e condicionador, sem aplicar um leave-in ou um produto de tratamento intensivo; manter os fios sempre presos e nunca ir ao salão fazer uma hidratação é, de fato, mais fácil do que dedicar aos cabelos algum cuidado. Por outro lado, algumas alternativas que não exigem muito esforço são grandes aliadas como as máscaras e monodoses (ampolas de tratamento power) para serem usadas no banho. Com efeito de hidratar, nutrir ou reconstruir o fio, elas devem ser aplicadas a cada sete dias ou conforme indicação do fabricante. O diferencial delas é apresentar os ativos em concentrações maiores e com moléculas mais leves, tecnologia que favorece a penetração no cabelo. “Quem sofre de ressecamento deve usar a versão para hidratar, se nesse caso, for usada uma máscara de reconstrução, por exemplo, mas o fio for saudável e só estiver um pouco seco, o cabelo pode ficar enrijecido, pesado de tanto nutriente”, declara o cabeleireiro Anderson Couto, da Casa Majestic, no Rio de Janeiro. Portanto, para um tratamento mais certeiro e eficaz, vale a pena perguntar ao seu cabeleireiro qual a necessidade de seus cabelos. Em tempo: se os fios estiverem muito danificados vale optar pelo uso diário da máscara, para um tratamento de choque, mas é melhor não passar de uma semana e voltar a usar a cada sete ou dez dias.

Leave-in com protetor solar
Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção contra o sol para evitar o desbotamento da cor e o ressecamento. Mas, como sabemos, a maioria das mulheres tem dificuldade de passar protetor solar no rosto, o que dirá nos cabelos. No entanto, pergunte para uma mulher “cacheada” se ela se esquece de aplicar o finalizador que ativa os cachos. Certamente, não. Portanto, a solução para proteger os cabelos do sol é utilizar um leave-in ou creme para pentear sem enxágue, com filtro solar. Dessa forma, a proteção fica garantida com um produto já incorporado à rotina. “O leave-in com protetor solar é muito prático e, o melhor, há versões para todas as necessidades, definir ondas, evitar o frizz, proteger a cor, selar a cutícula, hidratar, blindar contra o calor do secador, unir pontas duplas. Só é preciso tomar cuidado na hora de escolher porque quem tem cabelos muito grossos e cacheados deve usar um ativador com uma textura mais densa. Já quem tem cabelos finos ou lisos demais pode optar por um mais aquoso ou spray”, declara Anderson Couto.

Sabonete líquido esfoliante facial
Não basta limpar e hidratar a pele, a esfoliação é essencial, pois promove uma limpeza mais profunda e favorece a penetração dos produtos de tratamento. “O sabonete esfoliante é importante principalmente para as peles oleosas, que os poros tendem a ficar mais dilatados. Ele limpa profundamente deixando a pele mais fina e assim facilita a absorção dos produtos aplicados em seguida como, por exemplo, o hidratante”, diz Samanta. O ideal é esfoliar a pele uma vez por semana. “Mas no verão, como ocorre o acúmulo de resíduos de filtro solar e uma oleosidade mais intensa, é necessário aplicar o esfoliante, pelo menos, duas vezes por semana”, diz a esteticista Gisela Haddad, da Clínica Pró-Estética que leva o seu nome.

Batom hidratante
Nada de lembrar dos lábios só quando eles já chegaram ao ponto de descamar ou rachar. Para fugir dessa cilada, transforme seu batonzinho de todo dia em uma excelente opção para hidratar e proteger os lábios do sol. Basta optar pelas versões de alta emoliência, com poder hidratante e proteção solar. “Hoje os batons contêm muitas substâncias emolientes e até umectantes, como a vitamina E, DL-pantenol e óleos essenciais, que além do efeito de maquiagem, hidratam e impedem que os lábios fiquem com aquela aparência enrugada e ressecada”, afirma Samanta Nunes.

Sem maquiagem em poucos minutos
Sim, chegar da festa ou da balada e ainda ter que tirar a maquiagem realmente dá preguiça, mas é necessário. Se você não desanima só de pensar no tempão que precisa dedicar aos cílios, a dermatologista Vivian Loureiro sugere as versões de demaquilantes aplicadas diretamente sobre o rosto com enxágue, como um sabonete normal. Ela explica que essas removem maquiagem à prova d’água e também impurezas e resíduos de poluição, que podem obstruir os poros e causar oleosidade. Já a esteticista Gisela Haddad tem uma boa dica: lavar o rosto com xampu de bebê, de preferência os que não ardem os olhos, pois têm alto poder de limpeza, mas são suaves. “Sou a favor dos lencinhos demaquilantes também, eles são práticos e fáceis de usar. É só manter uma caixa na cabeceira da cama que não tem desculpa para não usar”, diz Gisela. O demaquilante bifásico também facilita bastante esse momento-preguiça, principalmente se o make up for mais pesado – a versão é consenso entre os especialistas. Por conter óleo em sua fórmula retira mais fácil e rapidamente a maquiagem, sem precisar ficar esfregando tanto a região (o que evita o surgimento de rugas finas, em longo prazo). Para finalizar, um jato de água termal que nutre, alivia, hidrata e deixa a pele respirar.

 

Aprenda uma massagem facial para minimizar rugas e flacidez

Topo