Beleza

Aprenda quatro receitas para fazer do banho um ritual terapêutico

Thinkstock
Um simples banho pode ajudar a recarregar as energias ou induzir ao sono imagem: Thinkstock

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

Tomar banho é um hábito de higiene e, muitas vezes, uma atividade que fazemos sem pensar, no piloto automático. Porém, se planejado e preparado com cuidado, o banho pode ganhar status de ritual e provocar efeitos terapêuticos, ajudando a relaxar, a repor as forças depois de um dia difícil e até a purificar a pele.

Mas para colher os benefícios, é preciso criar um ambiente propício. “A luz precisa ser suave, para induzir ao desligamento. Pode-se aproveitar apenas a luz do sol que entra pela janela, ou, então, utilizar velas em volta da banheira ou do box”, diz a perfumista Renata Ashcar, autora do livro “Banho - Histórias e Rituais” (Editora Grifo).

Em tempos de racionamento de água, é importante que os poucos minutos que serão dedicados ao banho sejam exclusivos, ou seja, que não ocorram interrupções ou distrações nesse meio tempo. Assim, telefones celulares e tablets devem ser desligados. Ao entrar no banheiro, também é importante separar tudo o que vai precisar, como toalhas, roupão de banho e roupas limpas.

A temperatura da água vai depender do propósito do banho. “Alternar o jato quente no chuveiro, por cerca de três minutos, com uma ducha fria de apenas alguns segundos, melhora a circulação, tonifica a pele e energiza”, diz Renata. Já banhos mornos, entre 33ºC e 36ºC, têm efeito calmante e são recomendados a quem sofre de insônia e ansiedade.

A seguir, você confere quatro receitas de banhos sugeridas por Renata Ashcar e pela terapeuta holística Ozélia Carvalho,gerente do Spa do Costão do Santinho, em Florianópolis.


Banho relaxante

Ingredientes
½ xícara (chá) de flores de lavanda ou 6 gotas de óleo essencial de lavanda
4 xícaras de água fervida

Como fazer na banheira
Ferva a água, tire do fogo e coloque as flores ou o óleo essencial de lavanda; deixe descansar por 20 minutos. Encha a banheira e despeje a infusão na água. Relaxe no banho por 30 minutos.

Como fazer no chuveiro
Ferva a água, tire do fogo e coloque as flores ou o óleo essencial de lavanda; deixe descansar por 20 minutos. Após tomar o banho normal, despeje a infusão pelo corpo.

Benefícios
A lavanda tem propriedades sedativas e seu banho calmante é perfeito para reduzir o estresse no final do dia. O perfume sutil da lavanda também ajuda a induzir ao sono.


Banho para purificar a pele

Ingredientes
1 xícara (chá) de sal de Epsom (também conhecido como sal amargo)

Como fazer na banheira
Encha a banheira com água morna e despeje o sal. Relaxe por cerca de 30 minutos. Não use sabonete antes da imersão.

Como fazer no chuveiro
Coloque um pouco do sal de Epsom numa bucha vegetal e esfregue delicadamente pelo corpo. Depois, é só enxaguar.

Benefícios
O sal de Epsom é um composto mineral de magnésio com sulfato que ajuda a desintoxicar a pele e também a relaxar os músculos.


Banho energizante

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo vegetal da sua preferência
½ xícara (chá) de folhas frescas de manjericão
8 gotas de óleo essencial de manjerona
½ xícara (chá) de folhas frescas de alecrim
½ xícara (chá) de folhas frescas de sálvia
4 xícaras de água fervente (só para o preparo em banheira)

Como fazer na banheira
Misture o óleo essencial de manjerona com o óleo vegetal. Pique delicadamente as ervas para liberar seus aromas, adicione-as à água fervente e deixe descansar por 20 minutos. Encha a banheira, misture a infusão e o óleo à água e relaxe por 30 minutos.

Como fazer no chuveiro
Pique delicadamente as ervas para liberar os aromas e misture-as com o óleo essencial de manjerona e o óleo vegetal. Acomode esses ingredientes sobre um tecido fino, como tule ou voal, e amarre no bocal do chuveiro com uma fita ou usando um elástico, formando uma trouxinha e deixando um espaço para a água cair. Selecione a temperatura morna e fique sob a ducha por alguns minutos.

Benefícios
Nesta infusão de ervas, as propriedades estimulantes do manjericão, do alecrim e da sálvia também ajudam a aliviar músculos doloridos. O aroma ativo da manjerona acalma a mente.

Banho para descarregar as energias

Ingredientes
1 xícara (chá) de sal fino do Himalaia
8 gotas do óleo essencial de sua preferência (só para o preparo em chuveiro)

Como fazer na banheira
Encha a banheira com água morna e despeje o sal. Relaxe na imersão por cerca de 30 minutos.

Como fazer no chuveiro
Aplique as gotas de óleo essencial sobre o sal, uma a uma, até formar uma mistura cremosa. Em seguida, coloque a mistura em uma esponja e esfregue delicadamente pelo corpo. Depois, é só enxaguar.

Benefícios
O sal é muito utilizado pelos terapeutas holísticos e ajuda a neutralizar energias negativas.

 

Topo