Topo

Qual a melhor fase da Lua para cortar cabelo, diminuir volume ou depilar?

Reprodução/TV UOL
Imagem: Reprodução/TV UOL

De Universa, em São Paulo

16/04/2023 04h00

Cortar o cabelo na Lua crescente faz os fios crescerem mais, enquanto na lua minguante o comprimento demora para aumentar. Parece até conselho de avó, porque não há comprovação científica, mas, para os estudiosos de Astrologia e muitos cabeleireiros, isso é levado a sério. Nesta fase, acreditam, tudo o que envolve fertilidade e crescimento está em alta.

"A Lua nova é a melhor época para cortar os cabelos, porque eles vão crescer com força", explica a astróloga Titi Vidal.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Essa é também a lua que marca o início de algo novo, por isso, a mais adequada para transformações radicais no visual. Quem deseja mudar drasticamente o cabelo, cortar curto ou alterar a cor, o momento é esse.

"A fase traz, justamente, o empurrão e a coragem que faltavam para experimentar algo novo. E mesmo que o resultado não fique como o esperado, na Lua nova, o cabelo cresce rápido e fica mais fácil de consertar", explica a astróloga Tatiana Magalhães.

Lua crescente

Segundo Titi, embora o cabelo não ganhe a mesma força que no ciclo anterior [Lua nova], e possa crescer mais fino, a aceleração do crescimento dos fios durante essa lua é significativa.

Lua cheia

Em 1985, o cabeleireiro argelino Djélani Maachi, famoso na França, resolveu testar os efeitos das mudanças da lua no crescimento do cabelo de suas clientes e chegou à conclusão de que, ao contrário do que nos diz o senso popular, o cabelo cresce mais quando cortado no primeiro dia da lua cheia. Na época, relatou que acertar na data era o suficiente para garantir um crescimento extra de cerca de 1,8 a 2 centímetros por mês.

Diante do achado, Maachi passou a manter o seu salão em Paris aberto durante a noite, todo primeiro dia de Lua cheia, a fim de atender as clientes em busca desse resultado.

"O dia exato de mudança de uma fase para outra é sempre o melhor para colher os benefícios esperados", explica a astróloga Tatiana.

A cosmetóloga Cris Dios, proprietária do SPA de cabelos Laces and Hair, em São Paulo, foi à França para aprender com o argelino a técnica e passou a aplicar o conhecimento no evento chamado "Encanto da Lua Cheia".

"No primeiro dia da Lua cheia, além de cortar, fazemos um pacote de tratamentos para remover pontas duplas e limpar o couro cabeludo", explica. "Fazemos uma marquinha na raiz para que elas consigam perceber o ritmo de crescimento e até as mudanças em relação ao fortalecimento do fio."

Para a astrologia, a fase é ótima para dar volume às mechas.

Lua minguante

Quem já tem muitos fios e cabelo volumoso geralmente não gosta do resultado da cheia. Aí, é melhor cortar na Lua minguante. Essa também é uma boa época para aparar cabelos curtos e manter o corte por mais tempo, já que o crescimento do fio tende a ser mais lento.

"A Lua minguante também é boa para hidratar e tingir, porque os produtos vão fixar melhor nos fios", afirma Titi Vidal.

Ela também explica que a influência da lua se estende para os outros pelos do corpo. Por isso, a depilação na Lua minguante é a escolha mais acertada.

"Na fase crescente ou cheia, os pelos vão crescer muito rápido. Nessa última, inclusive, sente-se mais dor e há mais chance de os pelos encravarem", finaliza a astróloga.

Mantenha seus cabelos hidratados

Máscara de hidratação Morte Súbita, Lola

Máscara hialurônica Siàge, Eudora

Manteiga de nutrição murumuru, Haskell

Leave in Cicatri Renov, L'Oréal Paris Elsève

Rodapé content commerce -  -