Beleza

Seis dicas para potencializar a hidratação caseira em seus cabelos

Mayara Alves

Do UOL, em são Paulo

Toda mulher que se preocupa com os cabelos sabe: os cuidados no salão são ótimos, mas não suficientes. Para manter brilho, hidratação e sedosidade dos fios é preciso reforçar os cuidados em casa. A hidratação, um dos tratamentos mais populares e queridinhos do público feminino, é aliado forte na saúde das madeixas. “Este procedimento é importante para repor nutrientes de maneira progressiva, dando continuidade ao trabalho profissional”, explica Leonardo Guedes, cabeleireiro do salão W Crystal, de Curitiba.

Mas não basta aplicar um produto nos fios durante o banho e esperar pelo milagre após desligar o chuveiro; alguns segredinhos ajudam a potencializar os efeitos das máscaras, produto principal desse método. Veja só algumas delas, a seguir.

Rotina
O mais indicado é hidratar os fios duas vezes por semana. Isso porque, no dia a dia, eles perdem água e precisam que ela seja reposta. Mas, se você anda com a agenda lotada,  reservar um único tempo na semana já é válido. E mais: todos os cabelos precisam de hidratação, cada um com sua intensidade. “Todos possuem danos físicos e ambientais, como raios solares, luz excessiva, poluição e escovação manual que desgastam a fibra capilar”, alerta o cabeleireiro Jotha Cunha, do Studio W Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Máscaras e ampolas
Ambas trazem benefícios para os cabelos, mas agem de maneiras diferentes. Segundo Guedes, as máscaras atuam na cutícula do fio (a camada externa dele) devolvendo água para a fibra capilar, o que lhe confere flexibilidade e maciez. Já as ampolas costumam ser mais potentes, porque agem na parte interna, em uma estrutura conhecida como córtex, a fim de devolver nutrientes e reestruturar o cabelo. A melhor parte é que podem ser usadas juntas: primeiro a ampola, seguida da máscara, para reforçar os benefícios.

Escolhendo a máscara ideal
Como nem todo cabelo é igual, é preciso atenção para selecionar o produto. O ideal é pedir ajuda para um profissional de confiança, que vai analisar com precisão as suas madeixas e diagnosticar as necessidades. Mas, se estiver sozinha em frente a uma prateleira recheadas de máscaras e não resistir, a dica é olhar as instruções de cada um produto, que geralmente ficam na parte de trás do frasco. Comece por selecionar aqueles que se destinam ao seu tipo de fio (quebradiços, ressecados, descoloridos, volumosos e tantos outros).

A importância do calor
Um truque clássico, desses que passam de uma geração para outra, é o uso de acessórios de altas temperaturas (como as toucas térmicas) para hidratar os cabelos. Isso porque o calor ajuda a dilatar as cutículas dos fios, facilitando a entrada dos nutrientes do produto usado. “Mas, para facilitar, hoje existem produtos com tecnologias adequadas para dispensar o uso do calor e diminuir o tempo de tratamento, bem como a espera pela próxima hidratação”, conta Ulisses SJ, profissional do salão Blend Your Mind, em São Paulo.

Passo a passo
Antes de aplicar qualquer máscara, lave bem os fios, com duas aplicações de xampu, deixando-o agir por alguns instantes antes de enxaguar. Retirado o excesso de água, para que os cabelos não estejam encharcados, aplique a máscara "penteando" os fios entre os dedos com movimentos contínuos de cima para baixo. Comece pelas pontas até alcançar a metade do comprimento, sem chegar à raiz. “Lembre-se que os fios molhados podem quebrar com mais facilidade do que quando estão secos, por isso mantenha um ritmo suave”, aconselha Guedes. Essa "massagem' na fibra ajuda os ativos a penetrarem com mais eficiência.

Para aquecer os fios, coloque uma toalha quente no cabelo depois de aplicar a máscara. Vale a mesma dica para a touca térmica. Verifique nas indicações do produto quanto tempo de espera ele necessita para agir. Em seguida, enxague, seque (se achar necessário) e finalize o tratamento com um creme leave-in reparador.

Receitas caseiras
Quem quiser e gostar, pode ainda apostar na inclusão de elementos naturais nas fórmulas prontas. “Quem tem cabelo seco, pode acrescentar uma colher das de sopa de azeite de oliva em três de máscara, o que vai deixa os fios com mais vida", explica Sonia Nesi, cabeleireira do Studio de Beleza Sonia Nesi. Outra sugestão é misturar  três gotinhas do seu óleo capilar preferido na quantidade de máscara necessária para seu total de fios. Aqueça no microondas por cerca de 10 segundos, até que fique morno, e aplique normalmente nos fios. O óleo aumenta a base hidratante da máscara.

Topo