Beleza

Atualizada em 20.08.2014 13h41

Bigode com ponta modelada volta a fazer sucesso entre os homens; saiba usar

Reprodução/Instagram/Globo/Alex Carvalho
Hugh Jackman, Chay Suede e Alexandre Nero (da esq. para dir.): o bigode de ponta modelada vai sair das telas para a vida real? imagem: Reprodução/Instagram/Globo/Alex Carvalho

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

Para dar vida ao pirata Barba Negra, vilão da história de Peter Pan, o ator Hugh Jackman raspou os cabelos e adotou o inusitado bigode de ponta modelada, assim como Alexandre Nero, na pele de José Alfredo, na novela “Império” (Globo). A escolha --que também conquistou Chay Suede e Caio Castro, em versões mais leves-- tem origem histórica, já que as pontas modeladas para cima remetem a um estilo aristocrático, usado por homens influentes e ricos nos séculos anteriores. “O bigode de ponta modelada passa uma imagem de segurança e respeito, mas tem gente que usa só por diversão. A ideia que me vem à cabeça é a do Dom Quixote, um clássico”, diz o barbeador Alex Peres, do Retrô Hair, em São Paulo.

Reprodução/Lionsgate/Globo/Zé Paulo Cardeal
Johnny Depp (foto á esq.) com seu bigode de época nas gravações do filme "Mortdecai" e Caio Castro durante programa de TV imagem: Reprodução/Lionsgate/Globo/Zé Paulo Cardeal

O maquiador Vicente Lujan, de São Paulo, também adotou o visual, pois acredita que o bigode traz atitude. Ele avisa, entretanto, que é preciso ficar despreocupado durante o tempo em que ele cresce e ganha volume e dá uma dica: “Quem tiver dificuldade pode deixar a barba crescer junto e depois raspá-la para modelar o bigode. Foi o que eu fiz”, diz. Para ajeitar as pontas para cima, ele explica que os pelos devem ser girados o tempo todo até que mantenham a posição. “Como aqui no Brasil é difícil encontrar produtos específicos de barbearia, uso musse e pomada de cabelo, que também funcionam bem [para manter as pontas torcidas e viradas para cima]”, diz.

Reprodução
Para o maquiador Vicente Lujan, o bigode com pontas modeladas traz atitude imagem: Reprodução

Para usar o look, o bigode precisa ser aparado para ficar mais estreito; além disso, os pelos devem ser divididos no meio, de acordo com o formato dos lábios superiores. “Aparar com tesoura específica é a melhor maneira de direcionar os fios. Para fazer o corte, penteie os pelos de fora para dentro e retire o excesso”, explica Alex Peres. Segundo o barbeiro, a manutenção do look deve ser constante porque o bigode cresce mais rapidamente do que a barba. Já Vicente Lujan conta que vai ao barbeiro a cada 15 dias. “Essa também é a melhor maneira de saber qual tipo de bigode combina mais com seu formato de rosto e estilo”, diz.

Reprodução
Para o maquiador Vicente Lujan, o bigode com pontas modeladas traz atitude imagem: Reprodução
Topo