Tendências de beleza

Onda do "detox" chega às unhas e conquista famosas; saiba como funciona

Fabiano Cerchiari/UOL
"Detox" nas unhas promete manter cutículas sempre hidratadas e unhas saudáveis imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

Manter as unhas impecáveis é um dos vários rituais de beleza a que as mulheres se entregam. Retirar as cutículas, cortar as unhas, lixar e pintar fazem parte do passo a passo básico --muitas vezes semanal-- da manicure. A novidade agora é o "detox" para as unhas, processo que consiste em retirar as impurezas químicas deixadas pelo uso excessivo de esmaltes, cola para unhas postiças, adesivos e tantos outros acessórios que existem no mercado para decorar as mãos. A manicure Regiane Machado, do salão Square Hair & Care, em São Paulo, explica que o procedimento é necessário quando as unhas estão quebradiças, descamando e com cutículas muito ressecadas. "É aconselhável fazer, pelo menos de 15 em 15 dias, um 'detox' caseiro simples, tirando o esmalte, esfoliando e hidratando com produtos específicos. E, para resultados mais profundos, faça o procedimento no salão, que é à base de parafina fria".

Para celebridades, como Miley Cirus, Katy Perry, Rihanna e Beyoncé, que são adeptas do uso excessivo de processos químicos --como as unhas de porcelana ou de gel-- manter as unhas saudáveis é um grande desafio. A famosa dica de "deixar as unhas respirarem" é real. "O ideal é deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo", explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estes dias longe do esmalte, da acetona, do alicate e da lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas fiquem frágeis e quebradiças. "O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento, por isso deve haver um descanso entre uma esmaltação e outra", completa a médica.

Como funciona o "detox"

A técnica é simples, porém eficaz. O primeiro passo é passar a lixa suavemente na parte superior das unhas. Depois, um esfoliante é aplicado unha por unha, com movimentos circulares. As mãos são lavadas e, por fim, é aplicado um creme hidratante. "Toda mulher deveria realizar o procedimento pelo menos uma vez ao mês", diz Vanda Rocha, manicure do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, no Rio de Janeiro. 

Outra opção é realizar a esfoliação com sais marinhos, que eliminam as células mortas e afinam a pele. "Depois de passar pelo 'detox', o ideal é que a cliente espere de três a cinco dias para passar qualquer produto nas mãos novamente", recomenda Vanda. Em casa, a mulher pode cuidar das unhas com hidratantes e esfoliantes específicos para mãos e cutículas, bases protetoras e produtos sem acetona.

A importância das cutículas

Uma grande parcela da saúde das mãos está nas cutículas, que não devem ser totalmente retiradas. "A cutícula protege as unhas e impede a entrada de agentes químicos, fungos e bactérias. Quanto mais hidratadas estiverem, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com as pontinhas levantadas", explica a dra. Carolina. Cuidadosamente, a cutícula deve ser empurrada com uma espátula para a base da unha e, caso necessário, delicadamente retiradas com alicate. Além disso, as unhas devem ser aparadas para evitar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato quadrado.

O hábito de lixar a parte de cima das unhas também pode ser prejudicial e deve ser feita com cuidado. "A lixa retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas", explica a dermatologista. Além disso, o uso de produtos que contenham acetona pode tornar as unhas ainda mais frágeis. "Prefira os removedores de esmalte livres deste agente químico. Muitos problemas nas unhas, aliás, são causados por procedimentos de manicure ou cuticulagem feitos incorretamente", orienta. Para ajudar a manter as unhas saudáveis, invista também em uma alimentação balanceada em proteínas, aminoácidos e vitaminas D, B2, B5 e B6, hoje facilmente encontradas em cápsulas específicas para unhas e cabelos.

Serviço:
 
>> São Paulo 
 
- Dame de Lis Salon
Onde: Rua Galofre, 24 - Chácara Klabin
Tel: (11) 5083-7474
 
- Espaço K Cabeleireiros
Onde: Rua Viri, 74 - Jardim São Paulo - São Paulo
Tel: (11) 2281-8856
 
- Francesinha Nail Bar
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1912, loja 216 - Piso 2 - Jardim Paulistano - São Paulo
Tel: (11) 2597-1177
 
-MacX Studio
Onde: Rua Sapucaia, 626 - Mooca - São Paulo
Tel: (11) 2589-5335
 
-Vimax Art Hair Beauty 
Onde: Rua Olimpíadas, 360 - loja 601 - 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo
Tel: (11) 3045-6979
 
>>Rio de Janeiro
 
-Nilcéia Nails Coiffeurs
Onde: Av. das Américas, 3120 - bloco 4 - Loja 111/112 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2431-7717
 
-Ophicina do Cabelo
Onde: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja 107 - Leblon - Rio de Janeiro
Tel: (21) 3283-0990
Topo