Beleza

Cabeleireiros dão cinco dicas para usar cabelos naturais sem o temido frizz

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

O visual mais cobiçado do momento é o cabelo natural. Ondas levemente desenhadas, caimento discreto e sem grandes produções. Mas para conquistar a aparência tão desejada entre as famosas é preciso estar com os fios saudáveis e alinhados, sem o menor sinal de arrepiado incomodando no topo da cabeça. "O frizz é aquele aspecto espetado, ouriçado e sem definição. O fio mais curto levanta e se evidencia", explica o cabeleireiro Sandro Cassolari, de São Paulo.

O uso excessivo do secador, exposição ao sol, ar-condicionado e poluição causam ressecamento e são alguns dos fatores responsáveis pelo frizz.  “O abuso de tratamentos químicos, colorações, chapas e produtos não específicos para aquele cabelo também contribuem bastante”, explica Bárbara Carillo, cabeleireira do salão Dame De Lis Salon, em São Paulo.

Cabelos crespos ou muito finos costumam sofrer mais com o problema, principalmente no verão, quando os fios ficam ainda mais secos. Mas produtos específicos e cuidados básicos podem reparar as madeixas maltratadas e devolver a maciez. “O ideal é usar algo sem enxágue, como cremes para pentear, óleos e silicones, que ajudam a blindar os fios e são ótimos aliados. Evite gel e musse que contenham álcool”, ensina Bárbara.

A tradicional escova ajuda a disfarçar o problema polindo o cabelo, mas apenas um tratamento de hidratação pode resolver efetivamente. "É muito importante fazer regularmente. Não existe regra, porque depende do estado dos fios, mas o ideal é fazer uma vez por semana", finaliza Sandro.

Cinco dicas rápidas para combater ou evitar o frizz:

- Nutra e hidrate os fios a cada 7 ou 15 dias, dependendo do quanto ele está saudável

- Seque o cabelo apenas apertando a toalha. Esfregar com as mãos depois de lavar causa atrito e o deixa mais propenso ao frizz

- Não deixe de condicionar no banho. Se tiver cabelos oleosos, use o produto apenas nas pontas, mas não deixe de usar. Fios ressecados arrepiam mais fácil!

- Inclua na rotina produtos para selagem dos fios: leave-in, creme sem enxágue, óleo, reparador

- Evite secador, chapinha e altas temperaturas.  Prefira secar ao natural, mas tente fugir do vento, porque a umidade do ar e a poluição provocam o arrepiado

Topo