Tendências de beleza

Atualizada em 08.12.2014 11h06

Pó bronzeador é solução para ficar corada sem tomar sol; aprenda a usar

Andrea Giusti

Do UOL, em São Paulo

É só chegar o verão que as mulheres buscam o bronzeado perfeito. Mas a exposição ao sol exagerada, além de causar danos à pele, pode deixar o visual avermelhado e com descamação, resultado bem diferente do desejado. Um truque para conquistar o look natural e de forma saudável é o pó bronzeador. O item de maquiagem proporciona o mesmo efeito em poucos minutos. "Isso é característica da mulher brasileira, todas amam. Dá um ar de saúde e frescor, o pó é a cara da estação", conta Rosman Braz, maquiador do salão 1808, em São Paulo.

O produto tem como característica principal ser de tons escuros e contar com partículas iluminadoras, por isso é preciso cautela na escolha da tonalidade. "Tem que tomar cuidado com nuances alaranjadas, principalmente para as peles claras. O ideal é aplicar ao poucos, prestando atenção à cor do rosto e do colo para não dar diferença. Se a diferença for muito grande, vai ficar artificial", orienta Wildson Lopes, do salão Studio W Alphaville.

O bronzeador pode substituir o pó compacto tradicional, aplicado em todo o rosto, ou apenas nas áreas de destaque, como têmporas, queixo e testa. Sempre prefira um pincel grande e fofo. "O movimento do pincel é importante, tem que ser circular e ir esfumando bem para dar um efeito de naturalidade", ensina Wilson. O truque só não é indicado para mulheres de pele muito clara. "Não pode dar a impressão de 'peguei sol e torrei'. Senão a pessoa fica com cara de 'tijolo'", brinca Rosman. 

Como escolher de acordo com o tipo de pele

Clara: tonalidades mais suaves. As mais indicadas são as nuances de caramelo
Morena: tons em argila. Se quiser usar um pó bronzeador brilhante, prefira as versões que tenham um fundo dourado ou amarronzado
Negra: pó opaco é o mais indicado. Prefira as tonalidades terrosas avermelhadas, pois elas ajudam a marcar melhor o rosto

Topo