Beleza

Atualizada em 04.03.2015 13h04

50 é o novo 30: famosas revelam seus segredos de beleza diários

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

Beber bastante água, dormir bem, optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter cuidados diários com a pele são regras básicas para quem deseja manter uma aparência jovial. Para conhecer os segredos de quem chegou aos 50 esbanjando aparência invejável, o UOL Beleza apurou como é a rotina da modelo e apresentadora Monique Evans, 58, e da apresentadora e empresária Solange Frazão, 52. 

Monique é naturalmente morena, mas possui muitas sardas e pintas. O protetor solar de dupla função, que também uniformiza a tez, é o seu queridinho. “Adoro me bronzear, e esse filtro ajuda a retardar o envelhecimento da pele, cobre olheiras e outras imperfeições. É bem prático, por isso uso diariamente”, conta. Além do protetor, ela também gosta de usar cremes e ácido leve na face. “Faz só dois anos que comecei a dar mais atenção para o rosto. Em um dia, passo vitamina C, que compro na farmácia, no outro, uso ácido de manipulação, que ajuda a renovar a pele”, conta. Por outro lado, a apresentadora considera que visita pouco sua dermatologista. “Uma vez por ano, procuro fazer tratamento com peeling e retocar meu botox na região da testa e nariz”, explica. 

Já Solange Frazão se sente mais bonita atualmente do que quando tinha 25 anos. “O tempo pode parecer vilão, mas é preciso aproveitá-lo para ele virar seu aliado. Beleza e maturidade formam uma dupla imbatível”, acredita. Todos os dias, a empresária costuma tratar a tez com espuma de limpeza facial para, em seguida, aplicar tônico específico para pele oleosa. A rotina de cuidados é finalizada com hidratante de FPS 60 e um creme para área dos olhos. “Se tenho algum compromisso logo cedo, aplico primer antes de começar a fazer a maquiagem e não dispenso base específica para o meu tipo de pele.”

À noite, a empresária retoma o ritual de beleza, retirando a maquiagem com ajuda de lenço umedecido e espuma demaquilante. “Não deixo de lado os cremes específicos noturnos, com clareadores e vitamina C. Todos os produtos que uso são manipulados e específicos para o meu tipo de pele.” Em relação à alimentação, Solange conta que acrescentou a geleia real a sua dieta. “Acredita-se que a geleia real possui propriedades antienvelhecimento, melhora a produção de colágeno na pele e a saúde visual. Todas as manhãs, em jejum, coloco uma medida em baixo da língua. Me faz bem e me sinto disposta”, diz.

Quando visita a dermatologista, ela recorre aos tratamentos mais leves, com laser e luz pulsada, pois sua ideia é manter uma beleza natural. “Acho bonito a mulher saber envelhecer naturalmente, sem muitos artifícios e mudanças. Quero adiar o envelhecimento de forma sempre saudável.” Solange reforça que os hábitos saudáveis e a prática de exercícios cinco vezes por semana contribuíram muito para sua aparência.

Dicas das especialistas 
Uma boa noite de sono e a inclusão das vitaminas C e E no cardápio fazem diferença. “Essas vitaminas são responsáveis por diminuir linhas e rugas, por estimular a flexibilidade da pele e melhorar a textura, pigmentação e prevenir manchas”, explica a dermatologista Paula Chicralla, no Rio de Janeiro, responsável por indicar e acompanhar os tratamentos de Monique Evans. 

A dermatologista Katia Volpe, que atende em São Paulo e Campo Grande (MS), acompanha Solange Frazão e, para ela, cada idade exige cuidados diários específicos. “Porém, todos os casos pedem uso de filtro solar diariamente e reaplicação várias vezes ao dia. Outra dica é usar creme ou sérum antipoluição. A partir dos 30, visitar um dermatologista a cada seis meses é ideal para começar a prevenir a perda de colágeno”, finaliza.

Topo