Beleza

Atualizada em 15.03.2015 11h44

Veja novas técnicas para cílios que prometem deixar o olhar mais marcante

Divulgação/Fotomontagem/UOL
O uso de fios sintéticos sobre os naturais está entre as técnicas de alongamento de cílios imagem: Divulgação/Fotomontagem/UOL

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

O que a personagem Betty Boop tem que toda mulher gostaria de ter? Cílios longos e impactantes. Conquistar um olhar marcante é um desejo comum, afinal, ele estabelece o primeiro contato com as pessoas e pode entregar sensações como cansaço e tristeza. Para isso, máscaras e cílios postiços são fundamentais para criar um visual delicado, porém o mercado da beleza vem se reinventando para oferecer propostas que atendam às queixas, como falta de volume, pouca curvatura e comprimento discreto.

Antes de escolher um produto que prometa resolver seus problemas, é importante saber que o próprio processo de envelhecimento pode levar a diminuição da quantidade ou mesmo da qualidade dos fios, que ficam mais finos e quebradiços “Os cílios são reconhecidos como símbolo de beleza e feminilidade e, assim, sua diminuição (hipotricose) pode estar associada à perda de atratividade. Isso explica o grande interesse e fascínio que os produtos para tratamento dos cílios exercem nas mulheres”, comenta a dermatologista Silvia Zimbres, de Sã Paulo.

Pequenos, porém importantes para a saúde dos olhos, os cílios além de embelezar, são protetores naturais contra agressões externas, como sujeiras, micro-organismos e a própria luz solar, funcionando como uma barreira capaz de ajudar a manter a saúde ocular. Daí a importância da escolha de técnicas, produtos e tratamentos para essa parte do rosto com cautela. “Lembrem-se de optar pelo uso de produtos aprovados pelas agências regulatórias e com a devida comprovação científica, fabricados por empresas com tradição para que, além da beleza, consigam manter a saúde dos olhos, que é crucial”, explica Lú Rodrigues, fundadora da Maison Lu Make-Up, em São Paulo.

A seguir, veja dicas sobre como valorizar o efeito das máscaras de cílios com tratamentos profissionais.

Alongamento dos cílios

O uso de fios sintéticos, de tamanho, curvatura e espessura variada é uma técnica indolor e cria resultado natural. Os tufos são posicionados sobre os pelos naturais e fixados com uma cola semipermanente, que não irrita ou danifica os originais. “Ainda assim, há possibilidade de surgir alguma reação alérgica, e, por isso, há colas com componentes diferentes para evitar irritações. O ponto negativo é que as colas indicadas para alta sensibilidade têm durabilidade menor”, alerta Miriam Florêncio, fundadora da clínica Floren Cílios & Cia, em Goiânia. São necessárias de duas a três horas para que o olhar à la Betty Boop seja conquistado, além de retoques a cada duas semanas. Segundo Miriam, molhar ou coçar os olhos após o procedimento e nas 24 horas seguintes, assim como cosméticos à base de óleo e atividades que provoquem a transpiração devem ser evitados. “Também recomendo máscaras de hidratação e fortalecimento próprias para alongamento de cílios, já que há cola sobre o fio natural. Além disso, a cada três meses, dê pausas no procedimento para não danificar os cílios”, aconselha Miriam.

Arquivo pessoal
A empresária Daniele Flöter Rassi aderiu ao alongamento para evitar o uso de cílios postiços e máscaras imagem: Arquivo pessoal

Estimular o crescimento dos fios

O Latisse é um medicamento que, entre outros benefícios, estimula o aumento da espessura, o comprimento e escurecimento dos fios. “Originalmente criado para tratamento do glaucoma, o princípio ativo do Latisse é a bimatoprosta, substância que age na fase de crescimento dos fios dos cílios, aumentando a quantidade de pelo, a espessura e o comprimento. Ele não atua sobre folículos que não estejam ativos e também não cria mais folículos além do que já é estabelecido geneticamente. Ou seja, a paciente terá um aumento normal na quantidade de cílios e não corre o risco de ter uma porção desproporcional de pelos”, explica o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Segundo ele, os primeiros sinais de melhora surgem após dois meses de uso contínuo. Já o resultado final é observado de 12 a 16 semanas. O produto requer prescrição médica e é utilizado de forma tópica, na margem da pálpebra superior com pincéis descartáveis, que são vendidos juntamente com o medicamento e que têm formato desenvolvido especialmente para essa aplicação.

O processo é semelhante ao uso de um delineador. Ao piscar, o produto se espalha até atingir os cílios inferiores. “A utilização deve ser feita uma vez ao dia, preferencialmente à noite, após a limpeza dos olhos, e somente na base dos cílios superiores. Após atingir o máximo de crescimento,  o uso passa a ser em dias intercalados para a manutenção do resultado”, complementa Silvia Zimbres. “Como o produto atua no ciclo de vida dos cílios, o pelo estimulado fica mais longo, grosso e escuro até sua queda. Ao interromper a aplicação, os cílios voltam ao normal gradativamente, por isso, é fundamental a continuidade”, diz Silvia, que ressalta a importância do acompanhamento profissional para avaliação de riscos e contraindicações. “Ele não deve ser usado por indivíduos com hipersensibilidade à bimatoprosta ou aos outros componentes da fórmula. Se aplicado corretamente, não há risco para a visão, pois o produto não deve entrar nos olhos. Pode haver um aumento, geralmente transitório, da pigmentação da pálpebra superior (discreto escurecimento), que melhora com a interrupção do tratamento. Há relatos de vermelhidão mais comumente observados, o qual deverá ser informado imediatamente ao médico”, conclui. 

Permanente de cílios

A técnica, que promete curvatura mais acentuada, utiliza um produto específico e uma espécie de bobe descartável para modelagem. “Antes de realizar o procedimento, faço um teste na orelha para ter a certeza de que a cliente não irá apresentar hipersensibilidade ao líquido”, conta Regiane Sanrri, maquiadora do salão Square Hair & Care, em São Paulo. O efeito dura, em média, dois meses e pode ser combinado ao tingimento dos fios para um resultado mais completo.

Cor marcante

O processo é indicado para mulheres loiras que desejam dar mais destaque aos cílios clarinhos. Os profissionais usam uma coloração específica, porque os cílios são muito delicados. O resultado dura mais ou menos um mês.

Arquivo pessoal
A empresária Daniele Flöter Rassi aderiu ao alongamento para evitar o uso de cílios postiços e máscaras imagem: Arquivo pessoal
Topo