Vídeos

Barba longa exige cuidados com a higiene; saiba quais são

iStock
Conheça alguns truques para cuidar bem da sua barba e manter uma boa aparência dos pelos imagem: iStock

Por Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

A barba estilo lumberjack, também conhecido como "lenhador", tem sido a queridinha de muitos homens nos últimos anos. Só que o que nem todo mundo sabe é que existem alguns cuidados a serem tomados para fazer o visual vingar de uma forma positiva no que se refere à boa aparência dos pelos.

A primeira regra para fazer sucesso é caprichar na limpeza diária. É que, quanto mais longos e fartos os pelos forem, maior a chance de acumularem restos de comida, bebida, poeira e outras impurezas que vêm com as mãos que, volta e meia, são passadas na barba.

Também não se pode esquecer da pele, que fica aquecida e abafada pelos fios grossos. “Se somar isso à sujeira, o que se tem é um visual desleixado, por mais bem aparada que a barba esteja, pois os pelos ficarão sem brilho, oleosos, ásperos, rígidos e com volume excessivo. Isso sem contar o risco de surgir coceira, irritação, descamação e até caspa que, dependendo da intensidade, exige a depilação total do rosto”, avisa o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo.

O lado bom da história é que evitar tudo isso e ter uma barba alinhada e admirada é fácil, rápido e econômico. “Basta lavar a barba uma vez ao dia com o mesmo xampu aplicado no cabelo. Se o produto for de uso diário, melhor ainda, para não agredir a pele”, recomenda o cabeleireiro e especialista em barba Dario Becca, do salão Estúdio Becca, em São Paulo. O condicionador pode ser passado na sequência, mas com o cuidado de ser espalhado apenas nos fios, sem tocar o rosto, e enxaguado bem.

Quem toma mais de um banho por dia ou escova os dentes várias vezes só precisa se valer dos cosméticos uma vez. Mas fica a dica: não use o sabonete da pia. “É bom evitar porque ele resseca os fios. Só abra exceção se tiver almoçado numa churrascaria ou comido um hambúrguer caprichado”, completa Dario Becca.

Depois do banho
Aproveite que os fios estão úmidos para desembaraçá-los com a escova ou pente --também podem ser os mesmos usados na cabeça. “É importante que as cerdas da escova não sejam muito moles e que os dentes do pente não sejam largos nem estreitos demais, para não quebrar os fios”, completa o dermatologista Marcelo Bellini.

O secador também pode ser usado nesta hora, desde que em temperatura morna para fria e com o bocal do aparelho direcionado para baixo, para não queimar os lábios ou o rosto e garantir que os pelos fiquem certinhos e com volume na medida”, avisa Dario Becca.

Cuidados extras
Para quem deseja uma barba mais brilhante e macia, Dario Becca sugere colocar duas gotas de óleo hidratante, à base de argan ou semente de uva, por exemplo, na palma de uma das mãos, friccioná-la na outra e passar apenas nos fios secos ou úmidos uma vez ao dia. Mais do que isso, o excesso de produto pode causar oleosidade e deixar o aspecto ensebado e sujo, assim como outros cosméticos pesados, caso do creme sem enxágue, o famoso leave-in, e do gel para cabelo.

Para descolados
Como tem que goste de apostar em um visual mais alternativo, se a intenção é dar uma estilizada e investir no bigode "handlebar" --aquele que fica enroladinho nas extremidades--, a dica é espalhar um pouquinho de cera ou pomada com textura leve (o equivalente ao tamanho de uma ervilha, por exemplo) nas mãos para modelar os fios ou torcer as pontas do bigode. “Tudo bem usar esses finalizadores com frequência, desde que você substitua o xampu habitual pelo antirresíduo uma vez por semana. Se mesmo assim notar que está com caspa na barba, suspenda o condicionador e os finalizadores e alterne seu xampu com um anticaspa até que o problema melhore. Mas se ele persistir ou a descamação for intensa, consulte um médico”, alerta o dermatologista Marcelo Bellini.

Topo