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Dieta do cabelo: saiba quais alimentos deixam os fios fortes e brilhantes

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Cabelos bonitos e saudáveis também são conquistados por meio da alimentação imagem: iStock

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

A regra é clara: o que comemos tem relação direta com a saúde e a beleza do nosso cabelo. E é bem simples compreender o motivo, já que os fios são constituídos por queratina e melanina, e essas duas proteínas têm em sua composição aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros elementos, cuja fonte principal é a alimentação. Assim, uma dieta pobre em nutrientes pode alterar o cabelo tanto em sua pigmentação quanto na textura --resultando em queda, opacidade, falta de maciez e de resistência.

Mas não é apenas o que é ingerido que pode contribuir para o quadro mencionado. “Fatores hormonais e genéticos, bem como algumas doenças, são determinantes na saúde dos fios”, explica a nutricionista Simone Maia, do Rio de Janeiro. Daí a importância de prestar atenção nos sinais que o próprio cabelo dá. Se seus fios continuarem opacos, quebradiços ou caindo muito, vale procurar um dermatologista para descobrir se o problema tem outras causas que não a alimentação.

Quanto aos cuidados que você pode estabelecer no dia a dia, veja abaixo uma lista de alimentos parceiros na saúde dos fios.

Conheça alimentos campeões para a beleza do cabelo

  • iStock

    Mariscos e ostras

    São fontes de zinco e cobre, elementos que ajudam a manter a cor e o brilho dos fios. "O cobre pode ser encontrado também no chocolate amargo", diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, em São Paulo

    Imagem: iStock

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    Espinafre

    É rico em ferro e ácido fólico, dois elementos que contribuem para a saúde dos fios. O primeiro tem a tarefa essencial de facilitar a entrada de outros nutrientes nas células do cabelo. O segundo ajuda na criação de células vermelhas no sangue, o que contribui para manter firme a estrutura do cabelo

    Imagem: iStock

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    Suco de uva

    A fruta é rica em resveratrol, um poderoso antioxidante. "Ele combate a ação dos radicais livres, que envelhecem e destroem o cabelo, além de protegê-lo do estresse ambiental e emocional", diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro

    Imagem: iStock

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    Pimentão

    O segredo aqui é a vitamina C, nutriente essencial para a beleza e saúde do cabelo. Ela ajuda a produzir colágeno, uma proteína que dá estrutura e firmeza à pele, cabelos e unhas. Além disso, por ser antioxidante, também protege os fios dos efeitos nocivos da exposição solar, nicotina e poluição

    Imagem: iStock

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    Peixe, frango, ovos e carne vermelha

    São as principais fontes das proteínas que compõem a estrutura do cabelo. "A ingestão desses alimentos garante fios com textura boa e crescimento adequado", explica Simone Maia. Aos vegetarianos, a nutricionista recomenda a soja, que também é fonte de proteínas

    Imagem: iStock

  • iStock

    Cereais integrais

    Entram nessa categoria o arroz, o trigo, a aveia e o centeio. Por serem fontes de vitaminas do complexo B, ajudam na multiplicação das células e, assim, favorecem o crescimento e o fortalecimento do cabelo

    Imagem: iStock

  • iStock

    Linhaça, salmão e sardinha

    Excelentes fontes de ômegas 3 e 6 [ácidos graxos poli-insaturados], esses alimentos ajudam a hidratar e a dar brilho aos fios

    Imagem: iStock

  • iStock

    Óleo de onagra

    Estudos recentes sugerem que o óleo, em cápsulas, pode ajudar a manter o brilho do cabelo. "Sugere-se tomar 1.000 mg, três vezes por dia, junto às refeições principais," diz a dermatologista Angélica Pimenta, de São Paulo

    Imagem: iStock

Conheça alimentos campeões para a beleza do cabelo

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    Mariscos e ostras

    São fontes de zinco e cobre, elementos que ajudam a manter a cor e o brilho dos fios. "O cobre pode ser encontrado também no chocolate amargo", diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, em São Paulo

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    Espinafre

    É rico em ferro e ácido fólico, dois elementos que contribuem para a saúde dos fios. O primeiro tem a tarefa essencial de facilitar a entrada de outros nutrientes nas células do cabelo. O segundo ajuda na criação de células vermelhas no sangue, o que contribui para manter firme a estrutura do cabelo

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    Suco de uva

    A fruta é rica em resveratrol, um poderoso antioxidante. "Ele combate a ação dos radicais livres, que envelhecem e destroem o cabelo, além de protegê-lo do estresse ambiental e emocional", diz a nutricionista Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro

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    Pimentão

    O segredo aqui é a vitamina C, nutriente essencial para a beleza e saúde do cabelo. Ela ajuda a produzir colágeno, uma proteína que dá estrutura e firmeza à pele, cabelos e unhas. Além disso, por ser antioxidante, também protege os fios dos efeitos nocivos da exposição solar, nicotina e poluição

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    Peixe, frango, ovos e carne vermelha

    São as principais fontes das proteínas que compõem a estrutura do cabelo. "A ingestão desses alimentos garante fios com textura boa e crescimento adequado", explica Simone Maia. Aos vegetarianos, a nutricionista recomenda a soja, que também é fonte de proteínas

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    Cereais integrais

    Entram nessa categoria o arroz, o trigo, a aveia e o centeio. Por serem fontes de vitaminas do complexo B, ajudam na multiplicação das células e, assim, favorecem o crescimento e o fortalecimento do cabelo

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    Linhaça, salmão e sardinha

    Excelentes fontes de ômegas 3 e 6 [ácidos graxos poli-insaturados], esses alimentos ajudam a hidratar e a dar brilho aos fios

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    Óleo de onagra

    Estudos recentes sugerem que o óleo, em cápsulas, pode ajudar a manter o brilho do cabelo. "Sugere-se tomar 1.000 mg, três vezes por dia, junto às refeições principais," diz a dermatologista Angélica Pimenta, de São Paulo

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