Beleza

Currículo da beleza: a naturalidade da maquiagem e cabelo de Maju Coutinho

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

As previsões do tempo nunca mais foram as mesmas depois que Maria Júlia Coutinho ganhou destaque na programação de jornalismo da TV Globo. Ao ser carinhosamente apelidada de “Maju” por William Bonner, a jornalista --que começou na emissora em 2007 e atualmente comanda os boletins meteorológicos do Jornal Nacional--  fortaleceu ainda mais seu nome no núcleo jornalístico televisivo e ganhou ainda mais popularidade após a polêmica com comentários racistas nas redes sociais.

Aos 37 anos, a primeira jornalista negra a desempenhar a função de garota do tempo na emissora vem conquistando cada vez mais espaço na grade com seu carisma. O estilo informal, descontraído e espontâneo de transmitir as informações, como se estivesse em um bate-papo na sala da sua casa, aliado à beleza natural e discreta que exibe na telinha, foram os responsáveis para que Maju se fizesse notar em um mercado altamente competitivo e onde negros, infelizmente, ainda exercem papel de coadjuvante.

Visual equilibrado
A palavra que define o visual de Maju é o equilíbrio, especialmente com relação à maquiagem. “Como ela apresenta a previsão do tempo, a produção não pode aparecer mais que a notícia. Ela está bonita e arrumada, de forma sutil e delicada”, afirma Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez, em São Paulo.

Por essa razão, é muito comum ver a apresentadora em suas aparições diárias apenas com o olho bem marcado com delineador, lápis e rímel na cor preta. Segundo o maquiador, a escolha pelo tom escuro é muito acertada devido à iluminação forte característica de programas televisivos. Assim, o olhar ganha maior expressividade e destaque com o uso desses recursos.

A pele também se evidencia por possuir uma correção discreta, com o uso de base e corretivo. “É muito importante achar o tom certo para que a pele não fique acinzentada. Para isso, o segredo é experimentar o produto no rosto. A base em negras deve ser na cor exata da pele. Já o corretivo até pode ser em um tom abaixo ou igual ao da pele, mas nunca mais escuro”, ensina Elton.

Soma-se a isso a aplicação pontual de blush apenas para ressaltar as maçãs do rosto. Nos lábios, a presença de batom é quase imperceptível e em cor bem próxima ao natural. “Acredito que essa naturalidade do visual também esteja ligada ao fato de ela usar figurinos mais coloridos, em cores chamativas. Por isso, vejo um motivo a mais para existir esse balanço no make”, conclui.  

Cabelo afro saudável
As madeixas de Maju ficam bem longe de alisamentos e chapinhas. Por ser mais frágil por causa de sua forma espiral --o que dificulta a distribuição da oleosidade natural pelo comprimento--, trata-se de um cabelo que resseca com facilidade. Assim, para que a apresentadora exiba cachos que esbanjam brilho e maleabilidade, o segredo está em cuidados específicos.

“O uso de xampus sem sulfato para lavar sem agredir, combinado à aplicação de máscaras hidratantes com aloe vera, ceramidas, óleos de coco, uva e linhaça, além de leave-in com textura mais fluida ou sob a forma de spray, é fundamental para garantir a saúde e a beleza dos cabelos afros”, enumera Cesar Augusto, embaixador da L’Oréal Professionnel.

Como não há necessidade de lavar todos os dias, é possível dedicar algum tempo no desembaraço para evitar a quebra. “A lavagem dos fios afro pode ser mais espaçada, pois a cutícula sendo mais aberta vai favorecer a absorção de óleos naturais do couro cabeludo”, diz Adrian Luke, cabeleireiro do Studio W do JK Iguatemi, em São Paulo. Na hora de secar, caso prefira o uso de difusor, é recomendado aplicar um ativador de cachos para que eles fiquem bem definidos. 

Por essa razão, Maju surge ora com cachos extremamente condensados, ora com eles mais soltos. “Neste último caso, para se obter um resultado semelhante, basta soltar os cachos com um pente largo ou em formato de garfo depois de secos”, comenta Damaris Faria, educadora da Redken.

Por fim, a hidratação é essencial para a manutenção do aspecto saudável dos fios. “Pelo menos uma vez por semana é importante realizar uma hidratação em casa e, no salão, uma vez ao mês para um tratamento mais intensivo na porosidade do fio”, acrescenta Adrian.

 

Topo