Beleza

Mulher brasileira gosta de se maquiar, mas não sabe como, aponta pesquisa

iStock Images
Brasileira tem dificuldade em usar duas sombras de cores diferentes e batom vermelho vibrante imagem: iStock Images

Do UOL, em São Paulo

Uma pesquisa encomendada pela marca de cosméticos Avon dá conta que a mulher brasileira é muito antenada nas tendências de beleza, mas ainda tem problemas na hora de se maquiar. O levantamento, feito com 852 maquiadores, mostrou que as interessadas têm dificuldades em usar mais de uma cor de sombra e em apostar no batom vermelho vibrante. 

Os olhos são a região do rosto que a mulher brasileira mais gosta de destacar, seguida pela pele (35,8%) e pela boca (15%).

Em relação às sombras, as cores preto e nude são as favoritas pela população feminina do país, com 39,1% e 36,7%, respectivamente. O dourado ficou em terceiro lugar com 11,4%. Já os lápis de olho são muito usados nas cores preto, marrom e azul. 

Na boca, a textura matte e soft matte são as prediletas por 67,7%. Os batons aparecem no nécessaire principalmente nas cores nude (29,1%), rosa (27,6%) e o vermelho forte (22,1%). Mas as preferências mudam bastante de acordo com a região do Brasil: as mulheres do sul gostam mais dos tons rosados, enquanto a preferência no Sudeste é pelo nude e no Nordeste, pelo vermelho. 

Porém, o trio batom, máscara e base é indispensável no estojo da mulher de qualquer região do país. Assim como a busca pela melhor qualidade, em vez do melhor preço, é fator decisivo na hora de comprar maquiagem. 

Topo