Beleza

Currículo da beleza: copie o look de Juliana Paes em "Totalmente Demais"

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

Quem estava acostumado com os looks chamativos, sensuais ou naturais de outras personagens de Juliana Paes, como Maya de "Caminho das Índias" e a icônica protagonista de "Gabriela", o look sóbrio e elegante de sua personagem Carolina Castilho em "Totalmente Demais" surpreendeu. A atriz vive sua primeira vilã, uma poderosa editora-chefe de uma revista de moda e workaholic. Toda essa ambição se traduz no look, pensado justamente para uma mulher sexy, mas também muito séria.

A primeira surpresa foi o cabelo liso total. Segundo a hairstylist Daniela Rocha, do Studio W Iguatemi (SP), o segredo está na escova caprichada e em um finalizador que dá polimento e brilho aos fios. O rabo de cavalo baixo, aposta dos desfiles de moda nos EUA e na Europa, também é uma forte marca da personagem. Fios bem presos sem acessório aparente dão outro toque de discrição da jornalista da ficção. Sobre o cabelo partido ao meio, Daniela afirma que é um penteado que exige muita personalidade, pois marca muito o rosto.

A cor castanha dos fios com nuances amarronzadas também está entre as tendências mostradas da novela. "Esse é um cabelo muito especial, pois a mulher que decide usá-lo tem que ter como rotina muita maquiagem, caso contrário, a cor vai 'pesar' no contorno do rosto dando um ar envelhecido. O castanho, nesse caso, não é o natural. Com certeza, foi passado um tonalizante para acentuar cor e brilho", diz.

Elton Thadeu, maquiador do Studio Tez (SP), acredita que a escolha da maquiagem para Juliana nesta novela foi um sucesso. "Ela aparece como uma executiva chique", diz. A leveza de tons terrosos, que ficam como um nude na pele da atriz, permanecem seja nas cenas de dia ou da noite. O realce maior está nos cílios - que ganham um volume maior, mas não gritante - e na boca, com batons marrons ou mais escuros, como vinho, que esbanjam personalidade. O marrom, aliás, é um clássico para quem quer um visual elegante, indica Elton.

O maquiador afirma que esse tipo de maquiagem poderia ser usado por qualquer tipo de mulher, além de ser versátil, possível de usar no ambiente corporativo e mesmo numa festa.

Outro item que chama a atenção na personagem são as unhas stiletto, que têm forma alongada e pontiaguda. Segundo Nayra Francielen Gonçalves Fachinetti, responsável técnica da d-unhas Brasil (SP), esse estilo potencializa a feminilidade das mãos. No caso da vilã Carol, a tendência é usada em um formato mais discreto, e sempre em tons terra. "Formato e cores ideais que refletem a personalidade de personagem. Este novo formato de unha está no limite entre o sofisticado e o vulgar, por isso deve-se ter muito cuidado com as cores e comprimento, e até mesmo com o look. Para não errar, a recomendação são cores mais sóbrias e um modelito mais discreto", diz Nayra.

 
Topo