Topo

"Fiz uma reeducação alimentar por motivos de saúde", diz Patrícia Poeta

Patricia Poeta no lançamento da marca de produtos para cabelo Nexxus - Divulgação/Hick Duarte
Patricia Poeta no lançamento da marca de produtos para cabelo Nexxus Imagem: Divulgação/Hick Duarte

Virna Wulkan

Colaboração para o UOL

19/05/2016 07h00

Para Patrícia Poeta, a apresentadora do "É de Casa", da TV Globo, os termos "regime" e "dieta" não são aceitos para descrever o processo que a fez perder 10 quilos em cerca de oito meses. "Fiz uma reeducação alimentar. Não por motivos estéticos, mas de saúde", afirma a apresentadora para o UOL. "Eu estava sentindo dificuldade em praticar exercícios, como sempre fiz. E minhas roupas não entravam. Procurei um médico, fiz exames de sangue e vi que precisava mudar a alimentação", diz ela, que completa 40 anos em outubro.

Patrícia garante que não adotou nenhuma grande restrição alimentar. "Não sou de fazer nada radical, como libriana gosto de equilíbrio na vida", afirma. "Mas gostaria de ter aprendido mais cedo certas coisas, como substituir alimentos por outros mais saudáveis e não comer tanto açúcar", conta ela que antes chegava a fazer uma panela de brigadeiro com leite condensado e comer inteira.

Hoje, diz que até pega um doce se sentir vontade, mas eles não fazem mais parte do seu dia a dia. "Nas minhas receitas, por exemplo, troquei a farinha de trigo pela de linhaça e o resultado é tão bom quanto. Tiro os ingredientes que engordam desnecessariamente e ponho outros que dão mais energia", explica. No mais, ela afirma que seu segredo de beleza é beber bastante água e dormir bem.

Entre as atividades físicas, ela não dispensa as aulas de samba semanais, sessões de equilíbrio e musculação. Tentou o cross fit, mas sentiu dores na lombar e parou. Com o novo corpo, ela conta orgulhosa que arriscou até encarar uma aula de surfe com o filho, Felipe, de 13 anos. 

Maquiagem e moda
Patrícia se diz vaidosa, mas sem exagero. "Toda mulher gosta de se cuidar. Faz parte do meu trabalho e as mulheres reparam nisso", diz ela. No dia a dia, não usa maquiagem, apenas protetor solar, gloss e rímel, um trio básico que sempre a acompanha na bolsa. Mas tem um cuidado especial com os cabelos, faz hidratação sempre que pode, no salão ou em casa, e evita passar o secador quando não está gravando.

Algumas das roupas que usa no programa são dela mesma, ou então sugestões que ela manda para a equipe do figurino. Patrícia se diz ligada em moda, adora acompanhar os desfiles de fora e as coleções das marcas brasileiras – nesta São Paulo Fashion Week ela esteve na apresentação da Isabela Capeto – mas não se sente refém das tendências. O look que melhor a descreve é um vestido ou saia longa com um top e sandálias rasteirinhas, e adora tudo muito colorido.