Topo

"Cabelo de vovó" é moda nos salões e requer rotina de cuidados especiais

Kelly Osbourne, Rita Ora e Pink foram algumas das famosas que adotaram o visual - Getty Images/Reprodução/Instagram
Kelly Osbourne, Rita Ora e Pink foram algumas das famosas que adotaram o visual Imagem: Getty Images/Reprodução/Instagram

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 07h00

Se para muitas mulheres os fios brancos são motivo de pavor, para outras falamos em "look-desejo". Sucesso na cabeça de famosas, a tendência "granny hair" ("cabelo de vovó") chegou às anônimas e virou hit nos salões. Só que não bastam vontade e tinta. O UOL procurou profissionais para saber quais são as melhores referências e como adotar o visual sem perder a beleza e a saúde do cabelo.

Olivier Costa, hair stylist do Espaço Vip (RJ), e Fabinho Araújo, do Salão Criar (SP), apontam que a cor está em alta principalmente entre jovens que procuram visuais mais ousados e que "seguram" o look. Quanto ao tom de pele, não há restrições. "Desde que a pessoa esteja bem produzida, não atrapalha", diz Atilla Rafael, do Studio Tez Spa do Cabelo (SP).

Entre as famosas, eles mencionam Kelly Osbourne, Pink e Rita Ora como exemplos de sucesso, pois adotaram a cor de forma plena e com naturalidade. A ousadia também é bem vista em "camaleoas" como Lady Gaga, Ariana Grande e a brasileira Ludmilla.

Ariana Grande, Lady Gaga e Ludmilla também aderiram ao "granny hair" - Reprodução/Instagram/Getty Images - Reprodução/Instagram/Getty Images
Ariana Grande, Lady Gaga e Ludmilla também aderiram ao "granny hair"
Imagem: Reprodução/Instagram/Getty Images

O processo
Olivier explica que o método utilizado para o cabelo ficar branco é a descoloração máxima (loiro claríssimo). Na sequência, é feita uma tonalização com nuances acinzentadas e, se necessário, uma combinação de mais tons para que o loiro fique claro, e não amarelo ou até esverdeado --como acontece ao descolorir incorretamente os fios mais escuros. 

Os profissionais alertam que se trata de um procedimento bastante agressivo. "Como profissional tenho minhas ressalvas: ressaca muito o cabelo, e quanto mais escuros os fios forem, pior para descolorir", lembra Fabinho.

E depois?
Na manutenção, o grande segredo é fugir do desbotamento e do amarelo. Os especialistas indicam investir em xampu matizador e máscaras silver, que contêm pigmentos violeta e neutralizam o fundo de clareamento. Além da tonalização no salão uma vez por mês.