Topo

"O maior luxo é poder dormir", diz Mariana Ximenes sobre cuidados de beleza

Mariana Ximenes no lançamento da coleção de verão da Bô, no final de junho, em São Paulo - Rodrigo Zorzi/Divulgação
Mariana Ximenes no lançamento da coleção de verão da Bô, no final de junho, em São Paulo Imagem: Rodrigo Zorzi/Divulgação

Virna Wulkan

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2016 07h00

Mariana Ximenes anda em ritmo acelerado por causa de Tancinha, a protagonista de personalidade forte da novela das sete da Globo, "Haja Coração". Aos 35 anos, a atriz parece estar no auge de sua beleza, embora afirme que não tem tempo para se cuidar como gostaria. 

Quando tem uma folga, aproveita para tomar um banho demorado, hidratar os cabelos e descansar. "O maior luxo para mim hoje é poder dormir. Acordar sem despertador, ficar um dia inteiro dormindo e acordando", conta ao UOL. Ela mora no Rio de Janeiro, mas quando está em São Paulo (cidade em que nasceu e onde mora sua família), adora ir ao spa e também aproveita para fazer tratamentos de pele com Roseli Siqueira, esteticista que segue uma linha mais naturalista com produtos orgânicos, que Mariana aprova.

Mas, atualmente, com a vida agitada, tem mesmo é que ser rápida. "Saio com os cabelos molhados, prendo e vou para o trabalho". Mas não dispensa um toquezinho feminino. "Uma máscara de cílios e um batom ajudam qualquer mulher", diz. E tem um cuidado que nunca dispensa: "tirar a maquiagem, mesmo se eu estiver exausta".

Tancinha (Mariana Ximenes) - Extrovertida, a filha de Francesca (Marisa Orth) é dedicada à família e muito trabalhadora. Chama a atenção seu sotaque "italianado", que aprendeu com a avó, quando morou no interior - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Mariana Ximenes como Tancinha, em "Haja Coração"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo
Sarada 
Mariana dá os créditos de sua atual boa forma à personagem. "A Tancinha já é um exercício, tem muita alegria e energia, é uma guerreira", afirma. Com ela, a atriz aprendeu também a valorizar uma parte específica do corpo, que se tornou sua preferida: o colo. "Ela me trouxe isso, de abusar dos decotes". A postura transmite sensualidade que agrada a intérprete. "Sim, mas sem ser vulgar."

Mesmo com o dia a dia agitado, não dispensa os exercícios físicos, apostando na musculação quando tem tempo e na ioga, sua preferida. "Tem a 'kurunta' (uma corda especial) em que você faz manobras e fica de ponta cabeça, é muito bom. Acho que alinha o físico com o mental, e ajuda na respiração", diz Mariana, que usa o esporte como uma forma de relaxar das tensões. Para elas, a global também tem um outro antídoto: "Dou uma fugida para um mergulho no mar, que é o que mais me revigora", conta. "E sobre minha alimentação, no dia a dia eu foco na saúde, mas amo comer e não resisto a uma feijoada, lasanha, pastel de feira. A gente precisa ter prazer", afirma.