Cabelos

Com dicas para cabelo, brasileira reúne 600 mil seguidores no YouTube

Cecília Leite Pabst

Colaboração para o UOL, de São Paulo

Gelatina, babosa, banana e até café estão na lista de ingredientes para fazer as receitas caseiras de beleza da blogueira Julia Doorman, dona do site "Cabelos de Rainha" desde 2012, que conta também com canal de vídeos no YouTube com mais de 670 mil inscritos. Grávida de 4 meses de sua primeira filha, ela aproveita a onda de cuidar dos cabelos naturalmente e contou para o UOL que, por preferir misturas sem química, nem precisou parar durante a gestação.

Entre as receitas que fazem mais sucesso entre suas fãs estão as de hidratação com gema de ovo e mel, hidratação caseira com café para tonalizar o cabelo sem química e hidratação com gelatina incolor. "Não tem nada que possa agredir os fios nem o couro cabeludo", conta Julia, que recebe pedidos das próprias fãs para que ela teste uma receita inventada. "Às vezes eu invento e peço para elas também, e algumas já testam e pedem para eu validar, se realmente é bom ou não. Isso é muito bacana porque é com elas que eu consigo sempre ter novidades", explica.

A seguir, veja as dicas de Julia sobre os ingredientes que aparecem nas receitas favoritas dela e de suas fãs. "Vale lembrar que não adianta fazer hidratação e depois lavar o cabelo com água muito quente, assim como usar secador muito quente, pois estraga novamente os fios", lembra Julia. Uma dica dela para quem mora em cidades muito frias é secar 50% do cabelo com secador, mas deixar o resto secar naturalmente.

Mel
O mel deixa o cabelo da Julia com bastante brilho, mas ela também faz questão de explicar que, além de ser rico em vitaminas A, C, D e E, é um ingrediente bom para pele e para o couro cabeludo por ter ação antioxidante, bactericida e inibir a proliferação de fungos. "O que funciona em mim pode não funcionar para você, é preciso sempre levar isso em conta", diz a blogueira.

Banana
Segundo Julia, a fruta é rica em lipídeos, o que é muito bom para o cabelo, que precisa de hidratação. Ela indica a banana para cabelos cacheados e também nos casos em que os fios estejam muito ressecados. 

Gema de ovo
É rica em lipídeos e proteínas, Julia indica para a pele e cabelos, mas sabe que muitas mulheres têm receio de testar. "Garanto que o cabelo fica muito cheiroso depois, já fiz vários testes, não fica com cheiro de ovo", conta.

Café
É usado em vários cosméticos porque tem ação estimulante. "Usei café solúvel para tonalizar os cabelos naturalmente. A hidratação com café serve para dar brilho e realçar a cor, mas é indicada para as mulheres morenas como eu", explica Julia.

Gelatina incolor
Como a gelatina tem colágeno, muitas pessoas usam a receita que leva gelatina incolor como reconstrução só de vez em quando, mas pode ser usada toda semana. "A gelatina não sobrecarrega os fios como acontece com a queratina, ela não deixa o cabelo rígido", diz.

Babosa
Do tempo da vovó, a aloe vera, conhecida popularmente como babosa, deixa os fios mais macios e sedosos. No entanto, Julia logo faz o alerta: loiras devem passar longe dos ingredientes naturais que são verdes, como a babosa. "Eles podem manchar os fios, deixar esverdeado mesmo", diz.

Óleo de coco
Hidrata, combate a queda, deixa os cabelos sedosos e realça o brilho natural. "Depois que fiz um tratamento de anemia, meu cabelo caía muito e eu comecei a usar e não parei mais", conta Julia. Outro benefício do óleo de coco que Julia adora é que ajuda a não deixar a raiz do cabelo oleosa.

Açúcar
Dá brilho e sela a cutícula do cabelo. "O açúcar não afina os fios como algumas pessoas dizem por aí, mas como ele tem o poder de secar a cutícula, deixa um aspecto de que o cabelo está mais compacto", diz Julia.

Topo